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Uma parceria entre Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Projeto Brazilian Renderers se despede do Japão após uma proveitosa passagem pelo país, durante a Missão Ásia 2024. A comitiva brasileira, composta por indústrias participantes do Projeto e equipe ABRA/Brazilian Renderers, criou excelentes oportunidades.

No dia 13 de maio, o Projeto foi calorosamente recepcionado na Embaixada do Brasil em Tóquio. O encontro alinhou a comunicação estratégica, os detalhes da rodada de negócios e os tópicos prioritários que seriam abordados com empresários do Japão. Essa prévia discussão deu um impulso valioso ao evento do Brazilian Renderers, criando uma base sólida para o sucesso da reunião comercial. Já no dia 14, após o Business Connection, o Projeto se reuniu com a Japan Pet Food Association, em sua sede.

O Japão ainda não tem mercado aberto para os produtos de reciclagem animal brasileiros. O país foi incluído na Missão Ásia 2024 justamente para aproximar o diálogo diplomático e comercial bilateral, além de mostrar a qualidade e segurança sanitária dos produtos do rendering brasileiro.

 

 

Rodada de negócios conectou Brasil e Japão

A Embaixada do Brasil em Tóquio foi o cenário do The Best of Renderer By-Products: Business Connection Japan, no dia 14 de maio. O evento reuniu 15 empresas japonesas interessadas nos produtos do rendering brasileiro.

A abertura do evento contou com a participação do Secretário Henrique Eller, Chefe do Setor de Agricultura da Embaixada, representando o Embaixador Octávio Henrique Côrtes. Em seguida, o Adido Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA), Marco Aurélio Pavarino, abordou o potencial do setor de reciclagem animal no fluxo comercial Brasil-Japão.

O Presidente Executivo da ABRA, Decio Coutinho, falou sobre os produtos da reciclagem animal brasileira, enfatizando a sanidade, qualidade e capacidade de produção, despertando interesse entre os participantes com a exibição de um vídeo sobre o setor. Após, as empresas membros do Brazilian Renderes fizeram suas apresentações.

A segunda metade do evento foi dedicada a contatos comerciais e rodadas de negócios entre as empresas brasileiras participantes e potenciais compradores. Esse ambiente de networking permitiu que as empresas explorassem novas oportunidades de cooperação e expandissem seus horizontes comerciais. O dia terminou com um almoço de encerramento, que permitiu discussões informais e fortalecimento de relacionamentos.

Mercado Petfood do Japão: uma grande oportunidade

Segundo a Yano Research Institute, empresa de consultoria que publica anualmente o relatório “Pet Business Report”, tido como referência nas áreas de negócios, o mercado relacionado aos animais de estimação no Japão movimentou, a preço de varejo, cerca de USD 15,3 bilhões no ano fiscal de 2021 (abril de 2021 a março de 2022).

Apesar da população de animais de estimação, de acordo com a Japan Pet Food Association (JPFA), estar estagnada nos últimos anos, as vendas de produtos para animais de estimação têm aumentado, devido ao surgimento de vários produtos “premium”, com alto valor agregado, e à crescente variedade de produtos voltados aos felinos.

O mercado de “pet food” japonês pode trazer boas oportunidades para as indústrias de Reciclagem Animal Brasileiras. É um Mercado exigente o que vai ao encontro da alta qualidade e segurança sanitária das farinhas, gorduras, palatabilizantes, hemoderivados e proteínas hidrolisadas fabricadas no Brasil.

União pelo setor

O Projeto Brazilian Renderers destaca o imprescindível apoio da Embaixada do Brasil no Japão para a realização dos eventos.

Em especial, ao Secretário Henrique Eller, Chefe do Setor de Agricultura da Embaixada, representando o Embaixador Octávio Henrique Côrtes; ao Setor de Promoção Comercial da Embaixada, na pessoa do Ministro-Conselheiro Thiago Poggio Pádua; e ao Adido Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, Marco Aurélio Pavarino, pela valiosa orientação técnica sobre o mercado japonês de alimentação animal.

 

 

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.


Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.

 

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094