Skip to main content

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), anunciou no início do mês finalização da negociação e aprovação de um novo Certificado Sanitário Internacional (CSI) e que expande os produtos do setor de reciclagem animal brasileiro que poderão ser exportados para a África do Sul. Dessa vez, a exportação será de subprodutos de origem animal (farinha de proteínas, sangue e gorduras de aves, suínos e bovinos) para alimentação animal.

A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e o Projeto Brazilian Renderers, promovido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), receberam a notícia com entusiasmo!

Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, a negociação para a aprovação do Certificado Sanitário Internacional iniciou em 2017. Foi a partir de 2022 que o Brazilian Renderers entrou em campo para fortalecer a articulação e o diálogo oficial com o país.

Em junho do ano passado, a África do Sul recebeu o Projeto com o evento The Best of Renderer By-Products: Business Connection with South Africa, programação que englobou as cidades de Pretória, a capital administrativa do país, e a metrópole Joanesburgo, situada em uma das províncias mais prósperas do país.

 

Diálogo fortalecido

No dia 07 de junho do ano passado, o Brazilian Renderers iniciou o Business Connection na residência oficial do Embaixador do Brasil em Pretória, e contou com participação do Ministro-Conselheiro, Felipe Gastão Bandeira de Melo. Autoridades do Poder Público da África do Sul assistiram à apresentação detalhada de todo o setor, que explicou sobre a fiscalização sanitária oficial e a confiabilidade dos produtos brasileiros, todos passando por certificações.

Já em Joanesburgo, no dia 09 de junho de 2022, o Brazilian Renderers criou excelentes oportunidades em rodadas de negócios. Foi momento de promover reuniões de peso entre 36 empresas locais, que atenderam presencialmente ao encontro, e as indústrias participantes do Projeto.

O evento levou a melhor imagem do rendering nacional à África do Sul. Durante as conversas, as indústrias brasileiras apresentaram um robusto leque de dados, que atestaram que o Brasil contaria com matéria-prima, qualidade, capacidade produtiva e preço competitivo para abastecer o mercado internacional com produtos de excelência de origem bovina, avícola, suína e de pescado.

 

Aproximação com autoridades sanitárias

Após a realização do Business Connection, à convite de representantes do Governo da África do Sul, a ABRA realizou uma importante apresentação sobre o setor de reciclagem animal brasileiro ao Department of Agriculture, Land, Reform and Rural Development (DALRRD) sul-africano, ainda em 2022. A solicitação foi feita pelo próprio Departamento à Embaixada do Brasil na África do Sul.

Foi momento de a ABRA apresentar detalhadamente todo o setor, falando sobre o papel da reciclagem animal na sustentabilidade da cadeia da carne e sobre o moderno parque industrial brasileiro, que conta com equipamentos de alta tecnologia. A profunda explicação também passou pelo processo de fiscalização das autoridades sanitárias e fiscais, e a confiabilidade dos produtos, todos passando por certificações.

 

A conquista deste mercado é resultado direto de todo trabalho de articulação realizado pela ABRA e pelo projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

 

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem o projeto Brazilian Renderers com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal –farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com

 

Sobre a ABRA
A ABRA é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br

 

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094