Skip to main content

O projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), celebrou mais uma conquista ao lado do setor de reciclagem animal brasileiro, em abril. Após intensas tratativas e articulações, as autoridades da Indonésia informaram sobre a habilitação dos seis primeiros estabelecimentos de farinhas de origem brasileiros aptos a exportar ao país. 

O decreto da Diretoria de Saúde Animal do Ministério de Agricultura da Indonésia comunicou sore a aprovação da análise de risco do Brasil e dos estabelecimentos para importação de farinhas de origem animal.

Agora, a partir destas aprovações, será dado início ao processo de ajuste do Certificado Sanitário Internacional (CSI). A nova proposta de CSI será enviada pelas autoridades sanitárias da Indonésia em breve para, então, dar início às comercializações.

A aprovação do Brasil como país de origem e a habilitação dos seis estabelecimentos foi possível apenas após missão de vistoria in loco de técnicos indonésios ao Brasil em setembro de 2022 – um trabalho forte realizado pela ABRA e pelo Projeto Brazilian Renderers, ainda em 2021, para driblar os impactos da pandemia no setor.

 

Participação em eventos na Indonésia levaram o setor até o país asiático

Desde 2019, o projeto Brazilian Renderers marca presença em eventos na Indonésia e promove oportunidades de levar o setor cada vez mais longe. Em setembro daquele ano, o Projeto participou da ILDEX 2019, promovendo reunião com empresas do setor de alimentação animal da Indonésia e com representantes do Ministério da Agricultura indonésio – uma reunião estratégica que já buscava a abertura do mercado para farinhas de origem animal.

Foi em 2021 que a ABRA, em tratativas com o Adido Agrícola no país, Gustavo Bracale, levantou a possibilidade de se realizar uma primeira vídeo-auditoria em caráter “piloto”, como modelo de convencimento às autoridades, a fim de que o procedimento fosse adotado oficialmente pela Indonésia.

O esforço foi grande. Em julho de 2021, três estabelecimentos sediaram a importante fase do processo, que precedia a auditoria remota oficial, ao vivo.

Naquela fase da habilitação, as indústrias realizaram um tour virtual gravado pelas fábricas, com apoio de uma equipe de filmagem. A ABRA também prestou suporte técnico, acompanhando os três dias de gravações presencialmente. Todo o material foi compilado, traduzido e entregue para análise das autoridades indonésias, que compararam o conteúdo das imagens com outras informações solicitadas previamente.

O trabalho foi recompensado: em setembro de 2021, a Indonésia publicou novo regulamento que possibilitou, oficialmente, que auditorias totalmente virtuais habilitassem países como o Brasil a exportar para o país. Em outubro de 2021, a Indonésia recebeu a primeira amostra brasileira de farinha de carne e ossos, enviada diretamente a Jacarta.

 

União pelo setor

O sucesso de mais esta etapa rumo a este mercado é consequência direta da atuação de diversas frentes de trabalho. Além do Brazilian Renderers, promovido através de convênio entre ABRA e ApexBrasil, e empresas participantes do projeto, a Divisão de Auditorias Internacionais (DIAI) do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), também foram peça importante na articulação do processo com as autoridades da Indonésia.

 

 

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem o projeto Brazilian Renderers com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal –farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com

 

Sobre a ABRA
A ABRA é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br

 

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094