Skip to main content

Sob a condução do republicano Carlos Gomes (RS), a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem realizou audiência pública, na última semana (04), na Câmara dos Deputados, em Brasília. A ABRA foi uma das entidades que participaram da agenda legislativa, com pauta focada na reciclagem de proteína animal.

O presidente do Conselho Diretivo da ABRA, Pedro Bittar, esteve presente no encontro, também representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ele falou sobre o papel do rendering no Brasil, um setor cada vez mais conhecido da sociedade.

“Nossa expectativa é de que, gradualmente, as políticas públicas atendam as necessidades do setor, com a compreensão dos parlamentares e da população sobre o valor do trabalho sustentável realizado pelas nossas indústrias. A ABRA se coloca totalmente a disposição para avançar nesse tema tão importante”, destacou.

A ABRA aproveitou o espaço para difundir o trabalho que vem sendo feito pela entidade e seus associados em prol da sustentabilidade nacional. O Coordenador Técnico da Associação, Lucas Cypriano, mostrou o impacto econômico, ambiental e social da atividade, reconhecida como um serviço público essencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A apresentação impressionou quem ainda não conhecia o setor — especialmente os números que apontam o processamento de 13 milhões de toneladas de resíduos animais, além dos 7,5 bilhões de litros de água tratada ao ano e a geração de 54 mil empregos diretos pelo rendering nacional.

A Frente Parlamentar compartilhou um vídeo sobre a
audiência pública em suas redes sociais. Confira clicando aqui.

 

Presidente da Frente, Carlos Gomes também reforçou o papel sustentável do setor, destacando o papel da Frente em incentivar práticas e buscar os incentivos certos para a reciclagem animal, que impacta diretamente na agricultura e pecuária do país.

Participaram, ainda, representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), da Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis (Conatrec) e da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTb/RS 0018094