Skip to main content

Em Brasília, na plenária 07 da Câmara dos Deputados, foi instalada a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem. O evento foi realizado na terça-feira (11). A equipe ABRA participou da solenidade, ao lado de diversas entidades que fazem esta mobilização permanente em defesa da reciclagem.

A Frente é ampla pela reciclagem, pelos recicladores, das cooperativas até as indústrias. Uma pauta para reconhecer a importância da reciclagem para a sustentabilidade e reaproveitamento dos resíduos sólidos que geramos todos os dias.

O presidente da Frente, Deputado Carlos Gomes (Republicanos/RS), conhece pessoalmente a indústria de reciclagem animal. Ele abriu os trabalhos, falando que aprendeu muito sobre um setor pouco conhecido da sociedade brasileira — um setor que precisa ser divulgado fortemente dentro da logística reversa e que tem papel fundamental na sustentabilidade da cadeia da carne e pescados. Todas as entidades de reciclagem de todos os setores, como plásticos e embalagens de defensivos, tiveram espaço para apresentar o trabalho que vem sendo feito.

A ABRA também aproveitou o espaço para divulgar o trabalho que vem sendo feito pela entidade e seus associados na reciclagem de resíduos do abate e na ampliação do mercado para farinhas e gorduras de origem animal. A ABRA se colocou a disposição para avançar nas pautas mais importantes da reciclagem no Brasil.

Foto: Douglas Gomes / divulgação Ascom – Liderança do Republicanos

Um dos grandes avanços está na política nacional de resíduos sólidos que está saindo do papel e se transformando em realidade. Conquista coletiva na aprovação da lei de incentivo a reciclagem. Esta lei é a terceira de incentivo no Brasil; a primeira foi a da cultura, depois do esporte e, agora, da reciclagem. Previsto no Orçamento deste ano, estão quase R$ 300 milhões de reais para deduções no imposto de renda para pessoa física e pessoa jurídica que queiram fazer aporte de recursos em projetos de incentivo a reciclagem, com isso tem um leque de oportunidades.

A ABRA seguirá acompanhando e participando ativamente da Frente Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Marcelo Lara, jornalista – Consultor de Comunicação