Skip to main content

Na última semana, entre os dias 26 e 28 de julho, a ABRA participou do II Workshop Latino-Americano de Assuntos Regulatórios de Nutrição Animal. O México foi o país anfitrião do evento, que marcou o aniversário de 15 anos de fundação da realizadora do encontro, a Associação das Indústrias de Alimentação Animal da América Latina e Caribe (Feedlatina).

O objetivo desta edição foi avançar na promoção, desenvolvimento e manutenção de marcos regulatórios, garantindo a harmonização essencial para as interações de livre comércio entre os países membros da Feedlatina e com o resto do mundo.

O evento foi oportuno para que a ABRA pudesse realizar reuniões com os serviços oficiais dos países participantes, a fim de buscar aberturas de mercado e aumento de sinergia com os órgãos estrangeiros.

O Brasil é um dos atuais países membros da Feedlatina, ao lado de Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai. A ABRA acompanhou de perto todas as apresentações, realizadas pelos países, sobre requisitos e procedimentos para o registro de produtos destinados à alimentação animal, regulamentações para habilitar plantas alimentícias, exigências para exportadores e importadores de produtos e outras regulamentações.

Segundo dados apresentados pela Feedlatina, apesar dos graves impactos causados pela pandemia da COVID-19, o setor de alimentação animal continuou crescendo: produziu 178,4 milhões de toneladas em 2021 e aumentou sua produção em 3,98% entre 2019 e 2020.

O Workshop contou com apoio do Conselho Nacional de Fabricantes de Alimentos Equilibrados (Conafab) do México, bem como do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade (Senasica) do Governo Mexicano e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094