Skip to main content

O Poti e o Parnaíba que cruzam a capital do Piauí, Teresina, receberam o projeto Rios+ Limpos, em ação realizada no último sábado (21). O programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), mobilizou um mutirão de limpeza e coleta de lixo às margens dos dois rios. O ponto de encontro dos voluntários e apoiadores foi Parque Ambiental Encontro dos Rios, reserva ecológica localizada na zona Norte da capital.

A iniciativa integra a Agenda Ambiental Urbana do MMA e tem o apoio institucional da ABRA – Associação Brasileira de Reciclagem Animal. Na iniciativa privada, participaram as empresas de reciclagem animal Mar Reciclagem e Terra Reciclagem Animal.

Esta ação contou, também, com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí́; da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; do Exército Brasileiro pelo 2o Batalhão de Engenharia de Construção e 25o Batalhão de Caçadores; do Batalhão de Polícia Ambiental de Piauí́; do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí; da Águas de Teresina; e a ONG Emaús Trapeiros.

“Importante porque a gente tem que incentivar a população a fazer o descarte correto dos resíduos. Isso vai conscientizar toda população de Teresina e mostrar que a gente está aqui para isso, para ajudar e preservar o meio ambiente para o Estado do Piauí.”

Bruno Manoel de Freitas Filho, Sócio Diretor da Terra Reciclagem.

A construção de parcerias entre governo e o setor privado vem fazendo a diferença na sustentabilidade.

“Não só o governo do estado, mas na parceria, aqui, eu vi o empresário Bruno Freitas da Terra Reciclagem, com muita alegria. Os Rios+ Limpos traz esta oportunidade aqui nesse encontro maravilhoso – “Encontro dos Rios”, rio Poti e o rio Parnaíba. Nós temos esta benção em Teresina, esta paisagem, e agora na reta final do projeto estamos aqui, vamos fazer o trabalho, pedir para as pessoas, realmente fazer este trabalho educacional da reciclagem da limpeza dos rios.”
Luis André Arruda, Secretário Meio Ambiente – Teresina/PI.

A solenidade de abertura contou com a sociedade urbana na plateia. A importante divulgação do Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, trouxe sobre o exemplo de sustentabilidade que é o setor de reciclagem animal.

“ Um trabalho que poucos conheciam e que está cada vez mais reconhecido, porque o setor de reciclagem animal, atua justamente dando um reaproveitamento a tudo aquilo que sobra da indústria de proteína animal. Ou seja, aquilo que não segue para o prato, as indústrias associadas a ABRA transformam em produtos que trazem melhoria para qualidade de vida das pessoas – exemplo disso é o biodiesel, o cosmético, os produtos de limpeza, rações, farinha, todas rações para pet, uma infinidade de produto.”

Mutirão pelo ambiente

O rio Parnaíba nasce no extremo sul do Piauí, na fronteira com o estado do Tocantins, e banha cerca de 50 cidades numa extensão de mais de 1.200 quilômetros. O rio Poti, por sua vez, nasce na fronteira entre Piauí e Ceará e vem se encontrar com o Parnaíba.

O resultado de três horas de mutirão do programa Rios+ Limpos foi a retirada de mais de meia tonelada de resíduos, que foram triados e pesados pelo Movimento Emaús Trapeiros, que vai fazer a destinação correta dos diferentes tipos de materiais que estavam poluindo os rios. Trabalho de 135 voluntários, em 10 equipes, que percorreram as margens dos rios. A comunidade de pescadores participou ativamente do projeto: quem vive da pesca sabe a importância de preservar a diversidade de peixes que habitam a região.

“Aqui nós temos surubim, a branquinha, piau, curumbatá, piranha, tucunaré, vários peixes, arraia, a gente fazendo a limpeza fica bom pra todo mundo, e eles vão ver que a gente tem cuidado com o rio.” Depoimento do seu Ismael de Souza, pescador tradicional, que dá o exemplo quando o assunto é preservação. Um projeto de conscientização, cidadania ambiental, que tem como mantra que “lixo é apenas matéria prima fora do lugar”.

Sobre o Rios +Limpos

O programa Rios +Limpos tem como objetivos fomentar ações que promovam a despoluição dos rios e a melhoria da qualidade das águas; incentivar a realização de ações de limpeza e coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais; promover ações para fomentar a implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais; fomentar ações que visem ao reuso de efluentes no país; e disponibilizar dados e informações sobre a qualidade das águas e efluentes, promovendo a melhoria contínua da gestão.

Lançado em setembro de 2021, o Rios +Limpos chegou à Teresina após mobilizar 775 voluntários, percorrer 141 km – nos rios Cuiabá, Araguaia, Tocantins, Paraíba e Pacaás Novos –, e coletar mais de 18 toneladas de resíduos. A iniciativa é um eixo da Agenda de Qualidade Urbana, coordenada pela Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Marcelo Lara, jornalista – Consultor de Comunicação