Skip to main content

A Equipe Gestora Nacional do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (EGN PNEFA) voltou a se reunir por videoconferência, na sexta-feira (25). A ABRA participou do encontro.

Destaque para o debate sobre estratégia a ser utilizada no Bloco IV, composto por 10 estados e o Distrito Federal (BA, SE, RJ, SP, MG, GO, MT, TO, MS, ES e DF), na suspensão da vacinação de rebanhos até o final de 2022. O grupo conversou sobre os procedimentos e expectativa de avaliação dos Estados do Bloco frente à possibilidade de realização da última etapa no segundo semestre de 2022.

Adotar a descontinuidade da vacina, a partir de 2023, representa uma conquista para o PNEFA, que visa criar e manter condições sustentáveis para garantir o status brasileiro de país livre da febre aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios às entidades envolvidas e à sociedade.

Além de definir o cronograma de reuniões para o ano de 2022, o Grupo também discutiu o Plano de Comunicação do PNEFA e as etapas de vacinação contra febre aftosa este ano.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094