Skip to main content

Na última quarta-feira (01), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou cerimônia para a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria de Bangladesh (FBCCI). Diversas entidades setoriais que celebram projetos com a ApexBrasil participaram do encontro – entre elas, a ABRA.

O acordo teve como intuito promover a cooperação econômica e comercial entre Bangladesh e o Brasil, proporcionando a expansão nas relações comerciais bilaterais. O MoU foi assinado por Jorge Viana, presidente da ApexBrasil; por Jashim Uddin, presidente da FBCCI, que esteve à frente da delegação de Bangladesh; e por Ana Paula Repezza, Diretora de Negócios da ApexBrasil.

Também estiveram presentes representantes do governo dos dois países, incluindo a Embaixadora de Bangladesh no Brasil, Sadia Faizunnesa; o secretário do Ministério do Comércio de Bangladesh, Tapan Ghosh; e, pelo Brasil, a diretora do Departamento de Promoção das Exportações, Cultura Exportadora e Facilitação do Comércio (DPFAC) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Janaína Batista Silva; e o diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura (DPR) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Alex Giacomelli.

 

Durante a reunião, ABRA pediu pela retomada do comércio de reciclagem animal com Bangladesh

ABRA (à esquerda) pediu pela reabertura do mercado

A ABRA aproveitou essa excelente oportunidade para falar com a comitiva de Bangladesh sobre a reabertura do país à reciclagem animal do Brasil – pedido que já feito pela Associação à mesma delegação ainda em julho de 2022, em um dos primeiros contatos entre ApexBrasil e Bangladesh para assinatura do MoU.

Além de falar brevemente sobre o setor, a Associação relatou novamente sobre a interrupção, por Bangladesh, do fluxo de compra de farinhas e gorduras de origem animal, no ano de 2019. Ainda, reforçou o interesse dos associados em retomar o comércio com o país, lembrando que o Projeto Brazilian Renderers, promovido pela ABRA e parceria com a ApexBrasil, esteve em Bangladesh, no ano de 2018, para uma visita e ação comercial, na capital Daca.

A ABRA reforçou o pedido de reabertura do mercado, já que até então não recebeu nenhuma justificativa técnica e oficial do Governo de Bangladesh a respeito da interrupção.

A expectativa é que o encontro contribua para que o mercado de Bangladesh seja reaberto quanto antes para o Brasil.


Mercado em potencial 

Segundo a ApexBrasil, a relação comercial entre Brasil e Bangladesh vem se intensificando com os anos. De acordo com dados disponíveis no ComexVis, o total de exportações realizado para Bangladesh alcançou recorde em 2022, chegando a 2,3 bilhões de dólares, um aumento de 29,1% em relação a 2021.

Entre os produtos mais exportados estão a soja (27%), algodão bruto (21%) e açúcares e melaços (19%). O país foi o 10º maior destino de exportações na Ásia. Já o valor de importações do país para o Brasil chegou em 160 milhões de dólares em 2022, representando um aumento de 35,8% em relação ao ano anterior.

.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094