A equipe ABRA acompanhou reunião organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no âmbito da Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB). No encontro da última semana (17), o grupo falou sobre Padrões Digitais e Janela Única Aquaviária, pautado por um estudo acerca das circunstâncias da digitalização do comércio internacional no Brasil e no mundo.
Após, a CFB tratou de iniciativas governamentais e privadas com trabalhos voltados para a digitalização do comércio internacional. Foram apresentados diagnósticos dos níveis de digitalização do comércio exterior brasileiro realizados por entidades governamentais, e um diagnóstico a partir de uma consulta empresarial realizada pela CNI, onde a logística foi a principal área com questões a serem enfrentadas. O custo do transporte internacional e as tarifas cobradas pelas administrações portuárias foram dois problemas que se destacaram.
Por fim, foi a vez de falar sobre o modelo de Janela Única, reconhecido mundialmente como uma prática de facilitação do comércio e caracterizado por ser um canal que centraliza as operações do modal aquaviário. Seu objetivo é harmonizar procedimentos e dados necessários para que os operadores logísticos brasileiros atendam às exigências dos diferentes órgãos envolvidos nos processos de logística aquaviária de comércio exterior e cabotagem.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094