Skip to main content

O Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), esteve em Amsterdã, na Holanda, para o 22º Congresso da European Fat Processors and Renderers Association (EFPRA). O evento foi realizado entre os dias 12 e 15 de junho e reuniu mais de 500 delegados e expositores.

Coordenador Técnico da ABRA, Lucas Cypriano, acompanhou toda programação. Abrangente e diversificada, a agenda da EFPRA refletiu o compromisso das indústrias de reciclagem animal de todo mundo em buscar inovações, aprimorar a qualidade dos produtos e promover a sustentabilidade. Destaque para o simpósio técnico, que apresentou pesquisas e trabalhos científicos, além da reunião geral anual da EFPRA, que elegeu Robert Figgener como novo Presidente da entidade.

 

Assembleia da WRO integrou programação do Congresso

Além das palestras e apresentações da programação, a EFPRA também contou, paralelamente, com a Assembleia Anual da World Renderers Organization (WRO), que reuniu representantes internacionais da indústria de rendering para discutir avanços e desafios do setor. Com mais de 26 membros distribuídos em 24 países, a WRO representa o setor de reciclagem animal a nível global, em instituições como a OMSA, FAO, GAPFA e IFIF.

Representando a WRO como Diretor Técnico, Cypriano esteve à frente de uma apresentação sobre os esforços da WRO na promoção da sustentabilidade e na harmonização de regulamentações voltadas ao rendering. Ele falou sobre as ações da organização no cenário global e as contribuições da entidade no âmbito da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), enfatizando os sucessos na facilitação do comércio internacional em relação aos capítulos do Código Terrestre sobre BSE, Gripe Aviária e Febre Aftosa. Ainda, trouxe o papel fundamental da WRO na definição da orientação para a bioeconomia circular com a LEAP/FAO e a sua participação ativa em eventos da IFIF/FAO.

 

 

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.


Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.

 

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094