Skip to main content


A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) se reuniu, na última semana (10) com a equipe da ORBIZ, uma consultoria especializada em desenvolvimento de negócios internacionais. O encontro alinhou os próximos passos do planejamento estratégico do novo projeto Brazilian Renderers 2021-2025, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a ABRA que busca fomentar as exportações do setor de reciclagem animal, e apresentou os resultados parciais dessa fase do plano.

A apresentação iniciou traçando um panorama setorial, trazendo aspectos gerais do setor de rendering nas Américas, na Europa, na Ásia-Pacífico e na África. Também foram identificados players relevantes para o setor, em âmbito nacional e internacional, incluindo entidades, associações e grandes empresas.

A Análise de Comércio Internacional foi um dos destaques da apresentação, avaliando farinhas e gorduras de origem animal e hemoderivados. Ainda, a consultoria passou por uma breve demonstração de perfil e estrutura da ABRA.

Em seguida, o grupo falou sobre a Classificação por Maturidade Exportadora, metodologia utilizada pela consultoria na aplicação do formulário de segmentação de empresas associadas à ABRA. Outro ponto importante da reunião tratou do resumo de entrevistas realizadas com 15 empresas estratégicas com interesse na abertura de novos mercados e canais de exportação.

Agora, os próximos passos de construção do planejamento do Projeto Brazilian Renderers envolvem a elaboração e validação das estratégias de médio e longo prazo, bem como das propostas de ações, a estruturação das métricas de monitoramento, planejamento de responsabilidade, desenvolvimento do mapa estratégico e mapa operacional, até a formatação e fechamento do planejamento estratégico final. A entrega está prevista para acontecer até o final de julho.

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.

 

Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.

 

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094