Na última semana (15), foi realizada a cerimônia de abertura do Curso de Operador de Processamento de Reciclagem Animal, marcando um avanço significativo na formação de profissionais qualificados para o rendering nacional. A iniciativa, fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), recebeu uma calorosa recepção por parte dos participantes.
Durante a aula inaugural, o Presidente do Conselho Diretivo da ABRA, Pedro Bittar, destacou o compromisso contínuo da Associação em elevar os padrões do segmento, exemplificado pelo programa ABRA que Aqui Tem Qualidade (AATQ), já em sua 21ª edição. “O curso de Operador de Processamento de Reciclagem Animal oferece um conteúdo atualizado e voltado especificamente para as demandas da nossa indústria. É uma oportunidade valiosa para todos aqueles que desejam se destacar nesse segmento e contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso país.”
Além disso, a colaboração estreita com o SENAI foi ressaltada no discurso do presidente, especialmente na elaboração da grade curricular do curso. Bittar lembrou das visitas técnicas realizadas em indústrias de reciclagem que foram cruciais para alinhar o conteúdo do curso com as demandas reais do mercado. “Os associados da ABRA expressaram a necessidade de uma mão de obra mais qualificada. O lançamento deste curso é uma resposta a esse chamado e essa parceria com o SENAI capacitará profissionais a atuarem em um setor em constante crescimento.”
Segundo o analista de Desenvolvimento Industrial do SENAI, Edilson de Oliveira Caldas, que falou na abertura do evento e acompanhou todo o processo de formulação do curso, este também é um momento de conquista para o SENAI, pois foi um trabalho desafiador de um assunto novo para eles. “Agradeço a toda equipe ABRA que nos deu o suporte para elaborar este curso e esperamos que todos os participantes consigam construir a melhor aprendizagem possível”.
A cerimônia contou com mensagens de apoio do Secretário-Adjunto da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Allan Rogerio de Alvarenga, e da Diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), Juliana Satie Becker de Carvalho Chino.
Diversos colaboradores, ativos na formulação do curso, foram reconhecidos durante o evento, incluindo; Tais Cristina Capra, coordenadora do curso; Lariana dos Santos Faria, supervisora técnica do SENAI; e Paulo de Sá, diretor da Unidade Digital SENAI-GO.