Em uma corrida contra o tempo, a ABRA e associados interessados em exportar para China se mobilizaram, na semana passada (13), para garantir a continuidade do processo de habilitação de produtos do setor para o país.
O desafio surgiu após pressão do órgão chinês GACC (General Administration of Customs of China), que exigiu uma listagem unificada de empresas brasileiras para farinha de aves, farinha de suínos e farinha e óleo de pescado. O não cumprimento desse requisito poderia resultar no cancelamento da missão de habilitação no Brasil, prevista para ocorrer em maio, onde serão auditadas as plantas de produção desses produtos.
A entrega da listagem das plantas associadas da ABRA, que manifestaram interesse em exportar para a China, foi entregue dentro do prazo estipulado pela China – resultado da articulação conjunta da ABRA, da adidância agrícola do Brasil na China e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA/MAPA).
A ABRA ressalta que o prazo para apresentação de documentos estipulados pelo Ofício Circular 06 está mantido para o dia 29 de março.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094