Skip to main content

A ABRA promoveu reunião virtual, na terça-feira (22), com associados processadores de matéria-prima de origem suína, acerca do Programa de Erradicação da Peste Suína Clássica. Foi apresentado o projeto-piloto da vacinação, iniciado em Alagoas, em 2021, e posta em deliberação a possibilidade de ajuda da ABRA.

As indústrias associadas presentes aprovaram a proposta e avaliarão, individualmente, a participação e aportes de apoio ao projeto. A reunião também trouxe um panorama do andamento do Programa e custos da primeira etapa, bem como previsões orçamentárias da segunda fase.

Saiba mais

Em 2019, por meio da Portaria nº 264, foi publicado o Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica, do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS), que prevê a vacinação contra a PSC, de forma regionalizada, como uma das ferramentas de controle de erradicação da doença na Zona não Livre (ZnL), com responsabilidades entre o setor público e privado.

Após a publicação do Plano, verificou-se a necessidade de implementar um projeto-piloto, iniciado no estado de Alagoas, em 2021. Entre as justificativas para o início do projeto, encontrava-se a oportunidade de conhecimento e análises dos aspectos da suinocultura local, das condições de atuação do Serviço Veterinário Estadual (SVE), da sustentação financeira e da interação entre os atores da cadeia produtiva de suínos.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094 e
Lucas Silva, Estagiário de Jornalismo