Skip to main content

Uma parceria entre Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Brazilian Renderers se prepara para mais uma importante jornada de promoção comercial. A “Missão Ásia” vem aí e levará a melhor imagem do rendering nacional a países como China, Índia, Malásia e Indonésia.

A delegação brasileira será composta de indústrias de reciclagem animal participantes do Projeto, acompanhadas da equipe ABRA e do Brazilian Renderers. A Missão Ásia acontecerá entre os dias 02 a 24 de setembro e tem como objetivo principal estabelecer conexões comerciais, identificar oportunidades de negócios e promover o crescimento e o desenvolvimento do setor nos mercados asiáticos. A parceria com a Embaixada do Brasil em cada um desses países, e com os Adidos Agrícolas na China, Índia e Indonésia, é um sinal da importância estratégica da iniciativa.

Essa série de intensas agendas é um testemunho do compromisso do Brazilian Renderers em liderar a expansão do comércio de rendering e fortalecer a presença do Brasil como um dos principais players globais nesse setor. Através desses esforços, a indústria de reciclagem animal brasileira tem a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável, ao mesmo tempo que fornece soluções valiosas para as necessidades do mercado asiático.

 

Roteiro de promoção comercial: confira as agendas confirmadas

 

China | 06 – 08 de setembro de 2023, em Nanjing

A primeira parada do Brazilian Renderers na Ásia será na China, para participar da VIV Nanjing, entre os dias 06 e 08 de setembro. A VIV Nanjing é uma feira internacional de alimentos para animais que oferece inúmeras oportunidades de negócios no mesmo local – exposições, conferências, comércio, além de trazer insights de mercado, tecnologia, política, marketing e outros aspectos da indústria, com uma perspectiva global para a pecuária da China. O Projeto participará da Feira com estande para prospectar negócios.

 

Índia | 08 – 12 de setembro de 2023, em Nova Delhi

Três eventos importantes estão confirmados na programação do Brazilian Renderers na Índia.

O primeiro é o G20 Leaders’ Summit – New Delhi, nos dias 09 e 10 de setembro. O encontro da 18ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20 em Nova Délhi será o culminar de todos os processos e reuniões do Grupo realizados ao longo do ano. A expectativa é que uma Declaração dos Líderes do G20 seja adotada na conclusão da Cúpula de Nova Délhi, especificando o compromisso dos Líderes com as prioridades discutidas e acordadas durante encontros anteriores.

O Brasil é um dos líderes do G20 e estará presente no evento. A agenda brasileira passa por temas como: Agenda Financeira e Tributária Internacional; Agenda de Negociações Externas; Barreiras ao Comércio; Comércio Internacional; Diplomacia comercial; Organizações Econômicas Internacionais; Promoção do agronegócio; e Sistemas Preferenciais de Comércio. O Brazilian Renderers acompanhará de perto as decisões tomadas na reunião mundial, de olho nos seus impactos para o setor de reciclagem animal e comércio brasileiro.

A segunda agenda confirmada no país é uma reunião na Embaixada do Brasil com autoridades do governo indiano, em 11 de setembro, como o Departamento de Pecuária e Lácteos da Índia – DAHD, sobre os Aspectos Sanitários e Certificação para produtos relacionados à pecuária, com o Departamento de Pesca, também sobre Aspectos Sanitários e Certificação para produtos relacionados à pesca, e com a Direção-Geral de Comércio Exterior.

O terceiro e último compromisso na Índia, é um evento promovido pelo Projeto, com apoio da Embaixada do Brasil na Índia. Com ambiente propício para estabelecer conexões, identificar oportunidades de negócios e promover o crescimento e o desenvolvimento do comércio bilateral, o The Best of Rendered By-Products: Business Connection India acontecerá no dia 12 de setembro, no Maidens Hotel New Delhi.

Durante o evento, será realizada uma apresentação do setor de reciclagem animal brasileiro a potenciais compradores indianos. Mercado de grande potencial para a indústria de ração animal, a Índia apresenta uma demanda crescente por produtos do setor. Nesse contexto, a colaboração com o Brasil, reconhecido como um dos principais players do rendering mundial, pode trazer benefícios mútuos para ambos os países.

 

Malásia | 13 – 15 de setembro de 2023, em Kuala Lumpur

No dia 15 de setembro, é a vez da Malásia receber o Brazilian Rendereres para a tradicional rodada de negócios do Business Connection. O setor de reciclagem animal aproveita a passagem pela Ásia para ampliar a participação no mercado do país – desde julho do ano passado, a Malásia permite a importação de plasma e hemoglobina bovina do Brasil para alimentação animal. O evento do Brazilian Renderers é apoiado pela Embaixada do Brasil em Kuala Lumpur.

 

Indonésia | 20 – 22 de setembro de 2023, em Jacarta

Coroando a passagem do setor pela Ásia, o projeto concluirá sua missão de prospecção comercial na Indonésia.

O Brazilian Renderers participará da ILDEX Indonesia 2023, que reúne os setores da pecuária, laticínios, processamento de carne e exposição de aquicultura de todo mundo. A Feira é uma das principais exposições comerciais na região do Sudeste Asiático, com forte participação e muitas oportunidades de negócios. O evento ocorre entre os dias 20 a 22 de setembro e a presença do Projeto está confirmada com estande!

Fechando a Missão Ásia, o Brazilian Renderers promoverá o Business Connection Indonesia, no dia 21 de setembro, com apoio da Embaixada do Brasil em Jakarta. O objetivo da rodada de negócios é reforçar a imagem do rendering brasileiro no país e fortalecer a aproximação comercial, já que as negociações oficiais entre os Governos brasileiro e indonésio avançam para uma potencial abertura de mercado, conforme anunciado, no início de agosto, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O Brazilian Renderers trabalha há quase dez anos para esta abertura de mercado.

 

As indústrias participantes já receberam, por e-mail, todas as orientações para a viagem, além da programação completa da Missão. A agenda também está disponível publicamente, na íntegra, na home do site da ABRA. 

 

 

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.

 

Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.

 

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094