Skip to main content


A Câmara Setorial das Oleaginosas e Biodiesel (CSOB) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), voltou a se reunir na semana passada (07). A ABRA acompanhou a reunião, conduzida pelo presidente da CSOB, Donizete Tokarski.

No início do encontro, a pauta se voltou para o Cronograma de Evolução da mistura de biodiesel ao diesel, com destaque para as discussões em andamento no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), do Ministério de Minas e Energia. O projeto de lei relacionado ao “Combustível do Futuro”, que traz medidas para estimular o uso de combustíveis sustentáveis no setor de transportes, também entrou no debate.

Ainda, a Câmara tratou da regulamentação sobre a Importação de biodiesel, em pauta na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e sobre novas tecnologias para o aumento da sustentabilidade da soja brasileira.

Finalizando o encontro, a discussão se voltou para o decreto sobre o Selo Biocombustível Social, visando atender à Resolução CNPE nº3/2023, que altera a Resolução CNPE nº 16, que dispõe sobre a evolução da adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final, em qualquer parte do território nacional, e dá outras providências.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTb/RS 0018094