Skip to main content

O Projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), segue trabalhando pelo avanço da reciclagem animal no cenário internacional. A terceira reunião do Comitê Gestor do projeto — a última do atual ciclo — apresentou resultados expressivos, alinhou estratégias e antecipou os esforços para a renovação da iniciativa.

A reunião foi conduzida pela equipe da ABRA e presidida por Anderson Jorge Dib, Presidente do Comitê Gestor na ApexBrasil, com participação ativa dos empresários que integram a CAMEX-ABRA. Anderson destacou a expressiva presença de 50 participantes no encontro, parabenizou a equipe e os integrantes do projeto pelos resultados alcançados e reforçou que “já estamos trabalhando pela renovação dessa parceria bem-sucedida”. O presidente também pontuou o êxito das metas de capacitação empresarial, todas cumpridas com excelência.

 

Resultados acima da meta

O balanço do projeto aponta números consistentes. Em 2024, foram exportados US$ 527 milhões — 32% acima da meta anual — e 609 mil toneladas de produtos (69% acima do previsto). O número de empresas exportadoras também surpreendeu: 50 empresas participaram das exportações (25% acima da meta), incluindo 9 novos entrantes no mercado internacional.

Os dados de 2025, com base no acumulado até abril, também mostram bom desempenho: 30% da meta anual de exportação em valor já foi alcançada, assim como 41% da meta de volume exportado. Além disso, já são 40 empresas exportadoras registradas — 89% da meta para o ano — e 12 novos entrantes, superando a meta de 8.

 

Capacitação e cultura exportadora em destaque

As ações de capacitação tiveram papel central na disseminação da cultura exportadora, com resultados acima das expectativas. Em 2024, o curso ABRA Export capacitou 16 mulheres (meta: 8) e 10 empresas da região Norte/Nordeste (meta: entre 8 e 12). Para 2025, já estão abertas as inscrições para nova edição do curso, marcada para os dias 20 a 22 de maio, com metas ainda mais ambiciosas: capacitar 12 mulheres e até 16 empresas das regiões Norte e Nordeste.

Além disso, o curso E-commerce e Análise de Dados: Comércio Internacional e Vendas Locais no Setor de Reciclagem Animal atingiu e superou suas metas. Em 2024, 20 empresas foram capacitadas e, em 2025, já são 31 empresas participantes — resultado 24% acima da meta de 25.

Outro avanço importante foi a realização de uma ação estruturante dentro do Programa ABRA Que Aqui Tem Qualidade (AATQ), voltada ao fortalecimento da qualidade e preparação para exportação.

 

Novidade: painel digital de CSIs

Durante a reunião, foi anunciada uma ferramenta inovadora que promete agilizar negociações internacionais: um painel digital com base de dados de Certificados Sanitários Internacionais (CSIs). Desenvolvido pela equipe de inteligência da ABRA, o sistema organiza os requisitos sanitários por país e categoria — como transporte, temperatura e embalagem —, oferecendo uma consulta rápida e estruturada para empresas exportadoras. A novidade foi bem recebida pelos participantes e será lançada em breve como mais um legado do Brazilian Renderers.

 

Próximos passos

O Comitê também abordou o calendário de ações previstas para o segundo semestre, com agendas já confirmadas em países como Costa Rica, Paraguai e México (Reynosa), além da participação na Feed Latina e no Congresso da WRO.

Diante dos resultados já alcançados e da crescente demanda internacional, a renovação da parceria com a ApexBrasil está em fase de articulação. O projeto foi inicialmente pactuado até dezembro de 2025, mas a elevação dos custos operacionais e a variação cambial anteciparam a necessidade de uma nova rodada de investimentos. A ABRA já encaminhou o processo de renovação, reforçando seu compromisso com a continuidade e expansão do projeto.

 

 

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.


Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.


Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.