Com um olhar estratégico voltado para a internacionalização do setor, a ABRA reuniu o setor de reciclagem animal para um encontro técnico exclusivo durante a FENAGRA 2025. O Seminário Habilita Chile, realizado nesta quarta-feira (14), trouxe orientações valiosas para quem deseja exportar farinhas e gorduras de origem animal de espécies não ruminantes ao mercado chileno — um destino cada vez mais promissor para a reciclagem animal brasileira. A ação foi realizada pelo Brazilian Renderers — uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Conduzido por Minda Yoely Sánchez Fazzi, representante do Escritório Central do Subdepartamento de Alimentação Animal do SAG (Servicio Agrícola y Ganadero), o seminário detalhou, passo a passo, o processo de habilitação exigido pelo governo chileno. Representando o órgão oficial de sanidade agropecuária do Chile, Minda trouxe informações técnicas atualizadas e apontou os requisitos específicos que os estabelecimentos brasileiros precisam atender. O evento também contou com valiosas contribuições de Rodrigo Padovani, adido agrícola do Brasil no Chile.
Mais do que ouvir, os participantes puderam interagir diretamente com a autoridade sanitária chilena. Ao longo da apresentação, os associados fizeram perguntas, esclareceram dúvidas e aprofundaram pontos específicos do processo de habilitação. A oportunidade de diálogo direto com o SAG — em um ambiente técnico e exclusivo — foi um dos grandes diferenciais do evento, permitindo uma aproximação inédita com o órgão responsável por autorizar as exportações.
A presença do SAG no seminário foi fruto de uma articulação iniciada em março, durante o Seminário Brasil-Chile, em Puerto Varas, que aproximou representantes dos governos e do setor privado. O encontro marcou o início de um movimento para ampliar as exportações brasileiras ao Chile, com a reciclagem animal apontada como uma das cadeias de maior potencial de integração entre os dois países.
Ao sediar o Seminário Habilita Chile dentro da FENAGRA, a ABRA e o Brazilian Renderers reforçaram seu papel como ponte estratégica entre a indústria nacional e os mercados internacionais. Mais do que uma palestra técnica, o encontro foi um marco nas relações comerciais entre Brasil e Chile — e mais uma ação concreta para abrir novas fronteiras para a reciclagem animal brasileira.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094