A ABRA participou, na última semana (20), da 3ª Reunião do Comitê Gestor de Rastreabilidade do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O encontro teve como objetivo avaliar propostas para a adoção de um sistema nacional de rastreabilidade da pecuária, tema considerado estratégico para o avanço da segurança sanitária e da confiabilidade dos produtos agropecuários brasileiros.
Serão avaliadas as contribuições que foram enviadas ao MAPA até o último dia 23 de maio. As sugestões versam sobre a minuta da portaria que irá institucionalizar o plano de rastreabilidade elaborado no âmbito do Grupo de Trabalho (GT) que antecedeu o Comitê.
A expectativa é que a portaria seja apresentada formalmente na próxima reunião do comitê, marcada para o dia 5 de junho. Um novo encontro também está agendado para o dia 10 de junho, dando continuidade às discussões técnicas e à construção colaborativa do modelo de rastreabilidade nacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094