O setor de reciclagem animal participou, ao lado de outras entidades e empresas, na última semana (08), de uma reunião estratégica com o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, voltada à preparação da missão oficial à Nigéria prevista para junho de 2025. O encontro teve como objetivo colher percepções e interesses do setor privado sobre o mercado nigeriano, subsidiando os preparativos da missão e mapeando possibilidades de cooperação econômica bilateral.
A ABRA acenou interesse em participar da missão, dando continuidade aos esforços de aproximação com o país africano. Este ano, a Associação já esteve reunida com o adido agrícola brasileiro na Nigéria, fortalecendo o diálogo sobre as potencialidades do setor de reciclagem animal.
Além disso, o Brazilian Renderers — uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — levou a reciclagem animal brasileira à Nigéria durante a Missão África, realizada em 2023. Na ocasião, o projeto foi recebido por autoridades do Ministério da Agricultura nigeriano e promoveu uma agenda institucional na Embaixada do Brasil em Abuja, com foco na promoção comercial do setor e na prospecção de oportunidades para exportação de farinhas e gorduras de origem animal.
A missão presidencial representa um novo e importante capítulo nesse processo, com expectativa de fortalecer os vínculos comerciais entre Brasil e Nigéria e abrir novas portas para o agronegócio brasileiro em solo africano.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094