A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Tributária da ABRA, criado em julho, foi realizada na semana passada (24). Formado por associados, seus contadores, equipe ABRA e Planning, o objetivo do GT é levantar e analisar os pontos relevantes e específicos da Reforma em relação ao setor de reciclagem animal.
Ainda que o texto da Reforma siga em tramitação, agora no Senado, o GT entende a importância de uma atuação proativa do rendering em relação às mudanças tributárias. O propósito da ABRA e do GT é agir sob uma abordagem preventiva que permita prever possíveis eventos desfavoráveis ao setor e buscar soluções antes da sanção do texto final, contribuindo ativamente com a construção da Reforma.
Já no início da reunião, a ABRA apresentou aos associados pontos gerais relacionados à Reforma Tributária, desde o histórico de surgimento da pauta até tramitação atual no Senado Federal, além de dados sobre carga tributária, potenciais mudanças no mercado e a classificação de produtos da reciclagem animal. O documento será encaminhado aos integrantes do GT para análise e definição, em conjunto, de quais aspectos serão aprofundados nas próximas reuniões.
Aqueles que desejam fazer parte do GT devem entrar em contato com o gestor de Mercado Interno da ABRA, Lucas Portela, pelo e-mail mi@abra.ind.br fornecendo nome, e-mail e telefone celular do participante. Associado, sua participação é fundamental!
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094