Skip to main content


Na última semana (01), a ABRA acompanhou Encontro da Rede de Resíduos da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A agenda trouxe tópicos que contribuirão para o aprimoramento das práticas da indústria brasileira em relação ao tratamento de resíduos e à preservação do meio ambiente.

No primeiro momento da reunião, os participantes mergulharam na análise detalhada do projeto 246:000.000-002/11. Este tema, centrado na norma técnica referente à conceituação de subprodutos e termos correlatos, experimentou aprimoramentos significativos. Um destaque importante foi a decisão de ampliar o conteúdo relacionado aos impactos ambientais e à saúde humana.

Após, o grupo revisou as propostas e agendas de 2023, bem como o planejamento para o próximo ano. Dentre as prioridades, destaca-se a elaboração de uma proposta de Norma Técnica para o Status de Não Resíduo. Outro objetivo para 2024 é tornar a Rede participante ativa na elaboração dos projetos de lei complementar da Reforma Tributária e de incentivos à reciclagem, além de contribuir para discussões e sugerir aperfeiçoamentos em marcos legais existentes.

Por fim, a reunião passou pelos informes gerais, com ênfase na divulgação do calendário dos próximos encontros da Rede.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTb/RS 0018094