501 participantes, 222 empresas, 22 países. Com esses números, a REAM 2026 encerrou sua quarta edição em Mendoza, na Argentina — um retrato do crescimento que a Reunião das Américas acumulou desde sua criação, em 2023.

Os negócios estiveram no centro dessa movimentação. Dos participantes presentes no evento, 489 estiveram envolvidos nas rodadas de negócios, realizadas ao longo dos dias 9 e 10 de setembro. No último dia, as reuniões continuaram movimentando a área de exposição, acompanhadas de networking, encontros entre empresas e mais uma intervenção cultural que trouxe a identidade argentina para dentro da programação.

Mais do que fechar uma edição, os números de Mendoza mostram o tamanho que a REAM já ocupa como ponto de encontro entre indústria, compradores, instituições e representantes de diferentes mercados.

Uma REAM feita por pessoas

Na despedida de Mendoza, os organizadores voltaram o olhar para quem ajudou a construir a quarta edição dentro e fora do evento.

 

Felipe Hurtado, fundador e CEO da AgriGlobal Market e coorganizador da REAM, atribuiu o resultado ao trabalho coletivo por trás da realização:

“A REAM não se constrói apenas com palcos, agendas, conferências ou reuniões. Ela se constrói com pessoas: com quem coloca suas mãos, sua cabeça, seu tempo e, sobretudo, seu coração para fazer tudo acontecer. Em Mendoza, fizemos da quarta edição o epicentro da biocircularidade das Américas, um espaço onde as ideias encontraram os negócios.”

 

O presidente do Conselho Diretivo da ABRA, Pedro Bittar, destacou a trajetória que já levou a Reunião das Américas por diferentes países do continente e a capacidade de cada edição avançar sobre o que foi construído antes:

“Foram duas edições na Colômbia, depois México e agora Argentina. A cada ano que passa, superamos nossas expectativas com a REAM. Este ano tivemos grandes negócios, participantes ativos, bons momentos e muito networking. A ABRA e a AgriGlobal rodaram o mundo para fazer tudo isso acontecer. Nada melhor do que unir pessoas de boa vontade em prol de um evento como este. Mendoza, obrigado! Que venha o Panamá!”

 

Encerrando as manifestações, o presidente Executivo da ABRA e cofundador da REAM, Décio Coutinho, agradeceu em nome de toda a equipe organizadora e resumiu o que sustenta o projeto a cada nova edição:

“O que dá sentido à REAM é a presença de vocês, os negócios realizados por vocês, quem comercializou, fez contato, comprou, vendeu. Isso nos dá combustível para o próximo ano. Todas as edições da REAM bateram recordes, e esta não foi diferente. Obrigado a todos que estiveram conosco.”

.

Negócios que continuam depois do evento

Os resultados específicos das negociações iniciadas ou avançadas em Mendoza ainda serão acompanhados nos próximos meses. Mas a trajetória registrada desde a primeira edição já mostra uma mudança importante na relação comercial do setor brasileiro de reciclagem animal com os mercados das Américas.

Entre agosto de 2023 e junho de 2026, o Brasil exportou 1,69 milhão de toneladas de produtos do setor para países do continente — volume 87% superior às 907,7 mil toneladas registradas em todo o período entre 2018 e julho de 2023.

Em valor, o movimento foi semelhante: as exportações destinadas às Américas chegaram a US$ 1,93 bilhão desde a primeira REAM, frente aos US$ 1,47 bilhão acumulados no período anterior — crescimento de 31%.

A diferença entre os intervalos ajuda a dimensionar esse avanço: em apenas dois anos e onze meses, o setor movimentou, em dólares, 31% a mais do que o registrado nos mais de cinco anos e meio anteriores.

Os números não permitem atribuir o crescimento a um único fator, mas acompanham diretamente o propósito que deu origem à REAM: criar um espaço permanente de aproximação entre empresas, compradores, entidades e representantes internacionais, no qual relações iniciadas em poucos dias de evento se transformem em negócios de longo prazo.

Mendoza acrescenta agora um novo capítulo a essa trajetória.

.

Próxima parada: Panamá

Depois de passar pela Colômbia, pelo México e pela Argentina, a Reunião das Américas já tem endereço para seu próximo encontro.

Em setembro de 2027, a REAM será realizada no Panamá.

A quinta edição segue o caminho aberto pelas anteriores: novos mercados, novas conexões e mais uma oportunidade de reunir as Américas em torno da reciclagem animal.

Mendoza fica para trás com 501 participantes, 222 empresas, 22 países e 489 pessoas envolvidas nas rodadas de negócios. O Panamá já está no horizonte.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.