O Presidente do Conselho Diretivo da ABRA, Pedro Bittar, participou de reunião ordinária do ProBrasil — Proteínas do Brasil, em Brasília, na última semana (26), na sede da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio). O encontro congregou os membros do Fórum, formado por associações dos setores de aves e suínos, biodiesel e bioquerosene, bovinos, animais de estimação, pescado, rações e reciclagem animal, que trataram de temas voltados para o fortalecimento da indústria nacional.
Um dos pontos de destaque da pauta foi em relação à Reforma Tributária. O grupo discutiu sobre a necessidade de garantir premissas básicas na legislação para promover um ambiente tributário favorável ao crescimento das empresas do setor.
Outro tema abordado foi a regulamentação do Autocontrole no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Ainda, falaram acerca da operação padrão do MAPA e seus impactos, especialmente relacionados à Portaria 196 que estabelece prazos legais. Além disso, o ProBrasil definiu posicionamentos e traçou estratégias para atuar em relação a projetos de lei da área trabalhista e do Combustível do Futuro, que devem ser votados em breve na Câmara dos Deputados e no Senado.
O ProBrasil compreende oito entidades de peso no setor: Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC); Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet); Associação Brasileira das Indústrias de Pescado (Abipesca); Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA); Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo); Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).