O ProBrasil – Proteínas do Brasil, formado por associações dos setores de aves e suínos, biodiesel e bioquerosene, bovinos, animais de estimação, pescado, rações e reciclagem animal, se reuniu com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e com Diogo Piloni, secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários. A videoconferência aconteceu nesta segunda-feira (21).
O grupo apresentou os objetivos do ProBrasil, que passam por articular o setor de proteínas, com sua logística e abastecimento, em busca conjunta de soluções para os problemas e gargalos da cadeia, dando continuidade ao processo de integração comercial entre governo e iniciativa privada.
Nessa linha, o ProBrasil solicitou a criação de Grupos de Trabalho, para aperfeiçoar a logística para atender às necessidades de crescimento das cadeias agroindustriais, em especial dos setores de proteínas representados pelo ProBrasil, e aprimorar a competitividade nos portos – pedido prontamente atendido pelo Ministério, que se comprometeu em formatar os Grupos ao lado do ProBrasil, além de publicar portaria oficialmente e operacionalizar os trabalhos.
O ministro Tarcísio reforçou importância de parcerias com a iniciativa privada, lembrando que o Governo Federal vem atuando fortemente na desburocratização e digitalização de processos. Ele também falou sobre oportunidades de melhoria nos portos que fazem parte da cadeia da proteína animal, assegurando que e de interesse do Governo melhorar produtividade e o trabalho portuário.
Por fim, o grupo falou sobre os desafios que o setor de biodiesel vem enfrentando e pediu apoio do Ministério para tratar do tema.
Participaram os representantes das associações que formam o ProBrasil – ABIEC, ABINPET, ABIPESCA, ABPA, ABRA, ABRAFRIGO, SINDIRAÇÕES e UBRABIO.