Focado na promoção de negócios internacionais e expansão de mercados no continente asiático, o Projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou uma série de reuniões oficiais com autoridades do Governo da Índia.
As agendas integraram a Missão Ásia, que tem como objetivo principal estabelecer conexões comerciais, identificar oportunidades de negócios e promover o crescimento e o desenvolvimento do setor nos mercados asiáticos.
A programação com as autoridades indianas contou com o importante apoio e articulação da Embaixada do Brasil em New Delhi. As agendas foram acompanhadas pelo Adido Agrícola do Brasil na Índia, Angelo de Queiroz Mauricio, representando também o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O Gestor do Projeto Brazilian Renderers na ApexBrasil, Anderson Jorge Dib, da Coordenação do Agronegócio, também acompanhou as ações no país.
Foram três agendas com autoridades indianas, todas no dia 11 de setembro. A primeira, com o Departamento de Pecuária e Lácteos da Índia (DAHD), tratando de aspectos sanitários e certificação para produtos pecuários. Em seguida, a comitiva brasileira esteve com o Departamento de Pesca da Índia (DoF) para tratar de questões sanitárias e certificação para produtos da pesca. Já com a Direção Geral de Comércio Exterior, o Brazilian Renderers falou do arcabouço legal e facilitação do comércio.
Por fim, o Projeto esteve novamente reunido com a Embaixada o Brasil, repassando os pontos debatidos nas agendas oficiais, agora tratando diretamente com o senhor Embaixador do Brasil na Índia, Kenneth Nóbrega, além de sua equipe econômica e Adidância Agrícola.
A sólida parceria e o valioso apoio da Embaixada do Brasil na Índia foram pilares fundamentais para o sucesso da passagem Projeto Brazilian Renderers pelo país, demonstrando o comprometimento conjunto em fortalecer laços comerciais e promover a excelência no setor de reciclagem animal.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094