Skip to main content

Uma parceria entre Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Projeto Brazilian Renderers se despede da Malásia após uma proveitosa passagem pelo país, durante a Missão Ásia. A comitiva brasileira, composta por indústrias participantes do Projeto e equipe ABRA/Brazilian Renderers, criou excelentes oportunidades comerciais e aproximou o diálogo diplomático com autoridades malásias.

No dia 13 de setembro, o Projeto foi recepcionado com um almoço de boas-vindas na residência do Embaixador do Brasil em Kuala Lumpur, Ary Quintella. O encontro alinhou a comunicação estratégica, os detalhes do evento da rodada de negócios e os tópicos prioritários que seriam abordados nas próximas reuniões com autoridades e empresários da Malásia. Essa prévia discussão deu um impulso valioso à colaboração entre as nações, criando uma base sólida para o sucesso do evento de negócios que estava por vir.

Brazilian Renderers foi recepcionado pela Embaixada do Brasil na Malásia

Já no dia 14 de setembro, o Brazilian Renderers e empresas participantes do Projeto, acompanhadas do Gestor do Projeto na ApexBrasil, Anderson Jorge Dib, da Coordenação do Agronegócio, estiveram com as autoridades do Department Veterinary Services (DVS) da Malásia. O objetivo da reunião foi construir uma agenda conjunta entre os países, a fim de que o Governo malaio audite mais estabelecimentos do setor de reciclagem animal brasileiro, aumentando o número de estabelecimentos exportadores.

Desde julho do ano passado, a Malásia permite a importação de plasma e hemoglobina bovina do Brasil para alimentação animal. Atualmente, o setor de reciclagem animal brasileiro também pode exportar farinha de aves e farinha de carne e ossos de bovinos para alimentação animal. O país do sudeste asiático é um dos mercados prioritários no escopo do Projeto para o biênio 2024-2025.

Agenda com autoridades sanitárias da Malásia

 

Rodada de negócios conectou Brasil e Malásia

O Hotel Intercontinental, em Kuala Lumpur, foi o cenário do The Best of Renderer By-Products: Business Connection Malaysia, no dia 15 de setembro. Apoiado pela Embaixada do Brasil no país, o evento reuniu líderes empresariais em busca de oportunidades de negócios internacionais e parcerias comerciais com o rendering brasileiro.

Após recepção com café da manhã, a cerimônia de abertura foi conduzida pelo Presidente Executivo da ABRA, Decio Coutinho, ao lado de Marcos Savini, Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil na Malásia. Após, uma apresentação dos produtos do setor de reciclagem animal brasileiro enfatizou sua qualidade e capacidade de produção, despertando interesse entre os participantes.

A segunda metade do evento foi dedicada a contatos comerciais e rodadas de negócios entre as empresas participantes do Brazilian Renderers e potenciais parceiros. Esse ambiente de networking permitiu que as empresas explorassem novas oportunidades de cooperação e expandissem seus horizontes comerciais. O dia terminou com um almoço de encerramento, que permitiu discussões informais e fortalecimento de relacionamentos.

Mais uma vez, o Business Connection se destacou como um evento de sucesso, reunindo empresários em busca de oportunidades com o setor de reciclagem animal brasileiro, reforçando seu potencial exportador. À medida que as parcerias se solidificam e as relações comerciais se expandem, eventos como este continuam a desempenhar um papel crucial na promoção do comércio internacional e no desenvolvimento de negócios globais.

 

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.

 

Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.

 

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094