O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), lançou, na última semana (04), a nova Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), iniciativa que aspira aumentar o número de exportadores brasileiros. A equipe ABRA acompanhou o evento, em Brasília, atenta a oportunidades que poderiam ser abraçadas pelo setor de reciclagem animal.
Fazem parte do programa, dentre outras diretrizes, o aprimoramento de políticas públicas destinadas ao comércio exterior, bem como o desenvolvimento e o fortalecimento de programas, projetos e ações inclusivas para ampliar a inserção de empresas no comércio exterior brasileiro, além do apoio ao ingresso e à permanência de empresas na exportação.
A fala do vice-presidente do Brasil e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, foi voltada para a diversificação de produtos e destinos do comércio exterior. Segundo ele, o desafio do país é reduzir a burocracia e facilitar o comércio intrarregional, que é o alvo de grande parte das empresas exportadoras.
Decreto nº 11.593
A PNCE foi instituída pelo Decreto nº 11.593 e busca aprimorar as políticas públicas do setor, desenvolvendo e fortalecendo ações inclusivas para maior inserção de empresas no comércio exterior brasileiro, além de proporcionar maior coordenação entre órgãos envolvidos em promoção do comércio exterior e apoiar o ingresso e a permanência de empresas no mercado externo.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTb/RS 0018094
Com informações do MDIC