Skip to main content

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou Chamada Pública do Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia. O objetivo do Programa é promover soluções aos gargalos científicos e tecnológicos enfrentados na estruturação ou fortalecimento de cadeias produtivas baseadas na biodiversidade brasileira.

O Programa, instituído pela Portaria MCTI nº 3.877/2020, visa fomentar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação para a promoção, agregação e retenção de valor em cadeias produtivas baseadas na biodiversidade brasileira, considerando sua sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida das populações que delas dependem.

Dessa forma, o MCTI e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançaram duas chamadas públicas para a seleção de projetos para o Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia. O foco desses editais está no desenvolvimento de novos produtos, insumos, materiais e serviços a partir e para essas cadeias, contribuindo com o desenvolvimento sustentável de populações em todos os biomas brasileiros.

As propostas deverão incluir, no arranjo institucional, ao menos uma comunidade local que tenha na biodiversidade brasileira parte de sua atividade econômica. As comunidades deverão ser representadas legalmente, por meio de organização autogerida constituída pela própria comunidade, como associações e cooperativas.

O prazo para inscrição nos editais é até 30 de novembro de 2022. Os projetos deverão ser executados em até 36 meses. A avaliação das propostas envolve: Impactos Sociais, Ambientais e Econômicos; Sustentabilidade; Agregação de Valor pela Ciência, Tecnologia e Inovação; e Arranjo Institucional.

 

Fonte: MCTI