Skip to main content

Na última semana, a cidade de Campinas, em São Paulo, recebeu o maior evento de reciclagem animal do Brasil, entre os dias 10 e 11 de maio: a Feira Internacional da Agroindústria (FENAGRA 2023), na Expo D. Pedro, em Campinas, São Paulo. Foram mais de 160 expositores e 120 palestras – a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) foi presença marcante na Feira.

Com um estande projetado especialmente para o evento, a ABRA ofereceu estrutura completa para reuniões, recebendo associados, anunciantes e patrocinadores. Espaço que chamou atenção de visitantes, tomadores de decisão e importantes atores da cadeia, como o presidente da FeedLatina, Pablo Azpiroz, e o presidente da Royal Canin, Pierre Wagner.

As patrocinadoras da ABRA também estiveram presentes na FENAGRA. Patrocinadora Ouro, a Eurotec Group levou suas marcas Eurotec Nutrition, Prado Saúde Animal, Dansa S.A. e Ingesta, ao lado das Patrocinadoras Bronze da Associação, Fast Tecnologia Industrial e Oestergaard Kontinuer.

O estande da ABRA ainda proporcionou acesso direto às equipes das anunciantes do Vitrine ABRA, AiBruna, Eurofins, Planning, Teixeira Têxtil, Oldoni Implementos, JS Proputec A/S, Eurotec Nutrition, Fast Tecnologia Industrial e Oestergaard Kontinuer.

A ABRA também levou a FENAGRA o nome do Fórum ProBrasil- Proteínas do Brasil, formado por associações dos setores de aves e suínos, biodiesel e bioquerosene, bovinos, animais de estimação, pescado, rações e reciclagem animal.

7º Diálogo Técnico da Reciclagem Animal foi destaque na programação da FENAGRA

Além de movimentar a Feira com seu estande, a ABRA contribui ativamente com a programação, em dois dias de evento que contaram com a participação de entidades de peso e renomados especialistas ligados ao setor.

No dia 10 de maio, o primeiro painel do Diálogo Técnico tratou sobre os mercados de bovino, suínos, aves, ovos e pescado. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), representada pelo presidente Ricardo Santin, abordou as tendências do mercado de suínos, aves e ovos.

Também participou o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Antonio Jorge Camardelli, que discutiu o mercado de bovinos, e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA), Eduardo Lobo.

A patrocinadora Ouro da ABRA, Eurotec Group, e as patrocinadoras Bronze, Fast Tecnologia Industrial e Oestergaard Kontinuer, apresentaram perspectivas e contribuições sobre o setor. Representando a Fast Tecnologia Industrial, Matheus Wilbert falou sobre Soluções para o mercado da Reciclagem Animal. Já a Oestergaard Kontinuer, trouxe apresentação de Oman Chavez sobre Inovações Tecnológicas para a Indústria de Reciclagem Animal.

No segundo dia de evento, em 11 de maio, o evento continuou, desta vez com o tema Panorama sobre o mercado de rações para animais de produção, para pets e de biodiesel. Em seguida, o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES), representado por Ariovaldo Zani, Vice-Presidente Executivo da entidade, abriu as palestras.

Depois, foi a vez do Diretor Superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (UBRABIO), Donizete Tokarski apresentar. Após, o gerente de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), Allan dos Santos da Silva, abordou as tendências do mercado de rações.

No último painel do dia, Marcelo Brandão, Founder & CEO da empresa Talura, falou sobre a atual situação e perspectivas futuras da logística de transporte marítimo.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094