Skip to main content

A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), lançou, na última semana (2), o Programa Mulheres e Negócios Internacionais, que apoiará e promoverá a equidade de gênero nos negócios internacionais. A ABRA prestigiou o evento, que aconteceu em São Paulo.

A agenda do encontro contou com painéis e apresentações de ações e soluções do Programa voltadas à ampliação da participação das mulheres no mercado internacional. Na ocasião, a ApexBrasil assinou ainda o compromisso “Elas Lideram” do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) / ONU Mulheres. Idealizado em parceria com outras instituições, o Pacto tem a ambição de alcançar 1500 empresas comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030.

O Programa englobará todas as ações que a ApexBrasil já executa nas áreas de inteligência comercial, de qualificação, promoção comercial, expansão internacional, atração de investimentos e promoção de imagem. Para tanto, a Agência adotará mecanismos inclusivos, tais como pontuação extra, critério de desempate, descontos em taxas de adesão e vagas pré-estabelecidas àquelas empresas lideradas e/ou de propriedade de mulheres. Tais critérios valerão tanto para as companhias no início do processo de exportação ou atração de investimentos, quanto para as que já exportam e desejam levar ou ampliar sua atuação para novos mercados. Além disso, serão realizadas ações específicas, tais como mentorias ou encontros de negócios, para micro e pequenas empresas, startups, cooperativas ou produtoras rurais.

 

Com informações da ApexBrasil

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094