Skip to main content

A ABRA participou, na semana passada (18), da 23ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados (CSPES), realizada sob a liderança do presidente da CSPES, Eduardo Lobo. O encontro trouxe discussões chave para o setor de pescados e proporcionou um espaço relevante para a troca de informações para o avanço da cadeia produtiva.

O Ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro compartilhou uma mensagem de final de ano ao setor.

Entre os destaques da pauta, esteve a abertura de mercados internacionais de importação e exportação, especialmente com a China, e as perspectivas de expansão para 2025, abordadas pelo secretário da SCRI, Luis Rua.

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) também apresentou entregas realizadas em 2024 e as previsões para o próximo ano. Entre os temas debatidos estavam os Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade (RTIQs) para diferentes tipos de pescado, o status das missões internacionais de equivalência, e o avanço nas iniciativas de Autocontrole.

Outro ponto relevante foi a apresentação do novo diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIP), José Luis Ravagnani Vargas, que trouxe insights sobre o cenário regulatório para o pescado no Reino Unido e União Europeia.

A reunião também abordou a anuência do IBAMA em documentos para exportação de pargo, tema conduzido pelo presidente da PESCABR, Apoliano do Nascimento, além de uma prestação de contas com as principais entregas do setor em 2024, apresentada pela consultora técnica Aniella Banat.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094