A ABRA marcou presença na reunião ordinária da Câmara Setorial das Oleaginosas e Biodiesel (CSOB) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), realizada na semana passada. A pauta foi conduzida pelo presidente da CSOB, Donizete Tokarski e reuniu representantes-chave do setor para debater uma série de questões fundamentais que estão moldando o futuro das oleaginosas e do biodiesel no Brasil.
Uma das principais discussões girou em torno da regulamentação do comando proveniente da Resolução CNPE n.º 03/2023, que trata do incremento do Selo Biocombustível Social nas regiões Norte, Nordeste e Semiárido.
Já no âmbito das reformas em pauta no Congresso Nacional, grupo tratou de demandas relacionadas à proposta de Reforma Tributária. A discussão visa garantir que as reformas não apenas incentivem a produção e o uso de biocombustíveis, mas também promovam uma equidade tributária que favoreça o crescimento sustentável do setor.
A reunião também direcionou espaço para atualizações sobre os Grupos de Trabalho da CSOB. Ainda, destaque para o lançamento oficial do “Manual de Boas Práticas na Utilização de Diesel”.
Além disso, a CSOB trouxe uma antecipação do cronograma da mistura de biodiesel no diesel, conforme delineado na Resolução CNPE n.º 03/2023.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094