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O Comitê Gestor do Brazilian Renderers se reuniu, no início da semana (29), para avaliar as últimas ações e validar os próximos passos da estratégia do Projeto Brazilian Renderers, realizado pela Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) desde 2012.

O destaque do encontro ficou por conta da apresentação dos excelentes resultados obtidos pelo Projeto: as metas de 2022 e até de 2023 (acumulado de janeiro a abril) apontam crescimento acima do inicialmente esperado em todos os indicadores!

Projeto 2022-2023

Exportação do Projeto
2022 – 48% acima da meta | 2023* – 45% da meta já alcançada

Quantidade de empresas apoiadas
2022 – 11% acima da meta | 2023* – 4% acima da meta

Quantidade de empresas exportadoras
2022 – 11% acima da meta | 2023* – 92% da meta já alcançada

*2023: acumulado de janeiro a abril

“Vemos resultados muito positivos em todos os itens – mesmo os indicadores de 2023 já estão evoluindo muito bem para ultrapassarem a meta acordada! Sabemos que isso se deve ao trabalho da ABRA, do MAPA, das Embaixadas/Secom, dos adidos agrícolas, da ApexBrasil e, claro, principalmente das empresas participantes do Projeto, que seguem engajadas nesse esforço exportador. O Projeto apresenta uma execução muito boa, com abertura de vários mercados. É animador ver esse ótimo resultado! Agradeço à equipe da ABRA pelo esforço conjunto. Do ponto de vista da Apex esses resultados são de excelência!
Anderson Jorge Dib, gestor do Projeto Brazilian Renderers na Apex-Brasil, e Presidente do Comitê Gestor

Além desse balanço, o gerente do Projeto na ABRA, Juliano Hoffmann também apresentou um resumo das ações realizadas no primeiro semestre, passando pelas participações do Brazilian Renderers em grandes eventos, como a IPPE Expo, VIV Asia e FIRA, além de acompanhar a Comitiva Ministerial e Presencial à China das Missões Empresariais Brasil – Tailândia – Bangladesh. O grupo ainda repassou o calendário de eventos internacionais previstos para o segundo semestre e comentou sobre a evolução dos acordos sanitários com China, Indonésia, Coreia do Sul e Peru.


Novo Projeto Brazilian Renderers 2024-2025

Além de avaliar os resultados obtidos até agora, o Comitê também reservou espaço na pauta para falar sobre o novo Projeto Brazilian Renderers 2024-2025, cujas etapas iniciais já estão em andamento, como a priorização dos mercados, segmentação de maturidade exportadora e planejamento estratégico.

A etapa de qualificação de mercados é necessária para escolha dos países-alvo do Projeto. As ações de promoção que serão desenvolvidas pelo Projeto durante o ciclo 2024-2025 serão focadas exclusivamente nos mercados selecionados.

Já a segmentação maturidade exportadora tem o intuito de levantar informações sobre o perfil e atuação das empresas participantes do Projeto para maximizar a efetividade das iniciativas propostas no Planejamento Estratégico Setorial do biênio.

O setor de reciclagem animal ainda tem um grande potencial de exportação a ser explorado e o contínuo apoio da ApexBrasil é fundamental na efetivação desse potencial!

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem o projeto Brazilian Renderers com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal –farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com

 

Sobre a ABRA
A ABRA é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br

 

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094