Propostas para modernizar e fortalecer a cadeia produtiva da carne bovina foram discutidas na 72ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, do Ministério da Agricultura e Pecuária, realizada na semana passada (18), em Brasília. A ABRA participou do encontro.
Um dos principais temas da pauta foi a apresentação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o CLASSIBOV — proposta de Instrução Normativa que visa instituir o Sistema Brasileiro de Classificação e Tipificação de Carcaças de Bovinos e Bubalinos, além do Selo Oficial de Qualidade de Carcaça. A iniciativa busca dar mais transparência, padronização e valor à produção de carne bovina brasileira.
Outro ponto de destaque foi o debate sobre rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos. A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), representada por Marcelo Mota, apresentou à Câmara as próximas ações previstas no âmbito da Portaria SDA/MAPA nº 1.113/2024, que trata do tema.
O encontro também contou com uma apresentação da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), que traçou um panorama da conjuntura de mercado interno e externo, com foco nas projeções para 2025. Em seguida, foi abordada a atualização do protocolo de exportação de fêmeas bovinas para o mercado europeu, com ênfase nas exigências relacionadas à certificação voluntária sobre a não utilização de estradiol nos animais.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094