Skip to main content

A ABRA acompanhou, na última semana (05), reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A pauta do encontro foi conduzida pelo presidente José Edson Galvão de França.

No encontro, foram abordadas pautas estratégicas e regulatórias, com destaque para o planejamento das reuniões de 2025 e a análise de ofícios sobre tratamento isonômico para alimentos destinados a animais domésticos.

A programação incluiu uma atualização sobre números de mercado e projeções para 2024, além de temas normativos cruciais, como o impacto da Reforma Tributária e o posicionamento da Câmara em relação ao Projeto de Lei 3665/24, que trata da regulamentação de análises clínicas para animais. Outras atualizações incluíram status sobre peixes ornamentais, questões da indústria e o comércio exterior.

A reunião também avançou em temas sobre aves ornamentais e canoras, discutindo estratégias e a necessidade de resposta do IBAMA sobre ofícios pendentes. O encontro finalizou com uma discussão aprofundada sobre o uso de antimicrobianos em medicina veterinária, uma questão relevante para o bem-estar animal e a saúde pública.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094