Skip to main content

O Brasil está recebendo, entre os dias 11 e 14 de março, uma missão de habilitação da Bolívia com o objetivo de estabelecer um acordo sanitário entre os dois países. A iniciativa visa a ampliação do mercado, com a habilitação para o Brasil exportar de farinhas e gorduras de peixes, ruminantes e suínos. 

Três plantas de reciclagem animal do estado de São Paulo serão visitadas. A missão representa uma oportunidade estratégica para o Brasil demonstrar sua capacidade produtiva, a qualidade de sua matéria-prima e sua competitividade em preço no mercado internacional. A primeira reunião oficial entre a equipe do Servicio Nacional de Sanidad Agropecuaria e Inocuidad Alimentaria (SENASAG) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) ocorreu no dia 11 de março, em Brasília. Durante o encontro, foram discutidos os detalhes do roteiro da missão, que já está em andamento.

Equipe ABRA acompanhou a reunião entre o MAPA e o SENASAG, representando o setor de reciclagem animal do Brasil

Estiveram presentes na reunião os auditores do SENASAG, Marco Antonio Risco Burgos e Evelin Salomon Justiniano, além do auditor fiscal federal agropecuário designado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), Alexandre dos Reis Inácio de Souza. A ABRA também acompanhou as discussões.

 

Eventos do Brazilian Renderers e articulação da ABRA reforçam compromisso das indústrias brasileiras

A ABRA e o projeto Brazilian Renderers têm se dedicado intensamente à aproximação diplomática e comercial com a Bolívia.

Em novembro do ano passado, a Bolívia anunciou a aprovação sanitária para importação de hemoderivados, hemoglobina e plasma de bovinos e suínos do Brasil. Esses produtos, amplamente utilizados na indústria de rações, possuem alto valor nutritivo e destacam a relevância do setor brasileiro no mercado internacional.

No mês de fevereiro, a ABRA esteve em Santa Cruz de La Sierra para cumprir duas agendas estratégicas voltadas ao fortalecimento das relações comerciais entre os dois países. A primeira delas envolveu o acompanhamento de um encontro do SENASAG, onde foram tratados temas relacionados à Missão Bolívia. Em seguida, a ABRA se reuniu com o Consulado do Brasil para discutir a organização do Business Connection Bolívia, evento projetado para aproximar empresas brasileiras de potenciais compradores bolivianos.

A rodada de negócios está programada para o dia 2 de abril e promete abrir novas oportunidades para o setor de reciclagem animal no mercado boliviano.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTb/RS 0018094