A ABRA esteve presente, na última semana (19), no Seminário Comercial Brasil-Vietnã, em Hanói, no Vietnã. O evento integra a programação oficial da delegação do Brasil no Sudeste Asiático, na qual o Presidente Executivo da Associação, Decio Coutinho, representa o setor de reciclagem animal.
O Seminário foi oportunidade para a ABRA, em nome da indústria de rendering brasileira, estreitar os laços com autoridades e empresários vietnamitas, contribuindo na expansão e fortalecimento do mercado para os produtos do setor, atualmente aberto para hemoderivados, farinhas e gorduras de aves e suínos. Essa articulação foi uma das demandas feitas pelas ABRA e seus associados, em julho do ano passado, quando estiveram no MAPA pleiteando avanços para o setor.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Seminário foi a maior iniciativa de promoção comercial já realizada pelo Brasil no Vietnã. O evento, promovido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), reuniu mais de 150 empresários brasileiros e vietnamitas. Contou, ainda, com a presença do vice-ministro da Agricultura do Vietnã, Phung Duc Tien, que destacou o potencial para o aumento da cooperação e do comércio entre os países.
#ABRAnaMídia
A Associação ABRA concedeu entrevista a um portal de notícias do Vietnã, falando sobre a parceria comercial bilateral entre os países. Confira clicando aqui.
Em maio, ABRA e Brazilian Renderers retornam ao Vietnã
A passagem da Associação pelo Vietnã antecede, também, a participação do projeto Brazilian Renderers, promovido pela ABRA em parceria com a ApexBrasil, na ILDEX Vietnam 2024, de 29 a 31 de maio, em Ho Chi Minh. Uma rodada de negócios promovida pelo Projeto está agendada para o dia 30 de maio — excelente oportunidade para fortalecer o comércio entre empresas asiáticas e indústrias de reciclagem animal brasileiras.
A última participação do Brazilian Renderers na ILDEX Vietnam foi em 2022. No mesmo ano, o Brasil se destacou como o terceiro principal fornecedor de farinhas de aves para o país. Segundo o periódico Vietnam Livestock Magazine, o Vietnã importou 26,5 mil toneladas de farinhas de aves do Brasil, entre janeiro e agosto de 2022. O número representou um crescimento de 15,3% se comparado ao mesmo período de 2021.
Já em 2023, segundo o MAPA, o Vietnã foi o quinto maior consumidor dos produtos agrícolas brasileiros, com exportações brasileiras totalizando US$ 3,52 bilhões. Dentre esses produtos, cereais, farinhas, preparações e o complexo da soja representaram 72% do total exportado. No mesmo período, o Brasil importou mais de US$ 200 milhões em produtos do Vietnã.