Singapura acena para o setor de reciclagem animal brasileiro: agora, o país autorizou a importação de sebo bovino para uso industrial. A medida, fruto da atuação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), marca um passo decisivo para a inserção do Brasil em um dos maiores polos globais de biocombustíveis e insumos industriais. O avanço também é resultado do trabalho do Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que tem atuado para ampliar mercados e fortalecer a presença da reciclagem animal brasileira no cenário internacional.
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O sebo bovino tem aplicações diversas em Singapura, desde a indústria cosmética até a produção de lubrificantes e velas. Mas é no setor de energia que está o grande diferencial: segundo o MPAPA, a refinaria da NESTE, instalada no país com capacidade de 2,6 milhões de toneladas anuais de combustível de aviação sustentável (SAF) e diesel renovável, impulsiona uma demanda crescente por gorduras animais e óleos vegetais. Entre 2020 e 2024, as importações singapurenses de sebo bovino cresceram 506% ao ano em volume e 306% ao ano em valor, consolidando o país como o segundo maior importador mundial do insumo.
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Os dados constam em relatório elaborado pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com base em informações da Adidância Agrícola Brasileira em Singapura.
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Essa conquista foi possível graças ao esforço diplomático e técnico do MAPA, que negociou as condições sanitárias e abriu o canal de comércio. O Brazilian Renderers contribuiu com sua articulação em Singapura, mobilizando associados e a Embaixada do Brasil para identificar oportunidades e apresentar a força da indústria nacional de reciclagem animal.
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A agenda incluiu uma reunião na Embaixada do Brasil, com a presença do embaixador Luciano Mazza de Andrade e do adido agrícola Luiz Caruso, além de uma rodada de negócios que reuniu empresas brasileiras de rendering e indústrias locais.
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Com esse avanço, o setor de reciclagem animal brasileiro ganha espaço em um mercado de alto valor agregado, em sintonia com as exigências internacionais de sustentabilidade e com as metas de transição energética.
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Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.


Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.


Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094
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