Skip to main content

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou, semana passada (08), o webinar Direto de Mercado – Países Africanos. A ABRA acompanhou a agenda, que reuniu representantes de diversos setores no âmbito nacional e internacional, interessados em explorar oportunidades nos mercados africanos para as exportações brasileiras.

A sessão começou com apresentações de entidades brasileiras, seguidas por autoridades internacionais dos países africanos em foco. A Divisão de Programas de Promoção Comercial e Investimentos (DPG) discutiu como as Secoms auxiliam no atendimento aos interessados e destacou a importância dessas entidades no suporte aos comerciantes internacionais.

Posteriormente, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apresentou ferramentas de apoio à exportação, incluindo programas de capacitação e plataformas como “Acesse o Mundo” e “Elas Exportam”, todas integradas à plataforma Brasil Exportação, operacionalizada pela ApexBrasil. Já o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) explicou sobre o processo de financiamento das exportações brasileiras, detalhando tipos de financiamento, formas de acesso e condições.

Os painéis internacionais trouxeram participantes de Angola, África do Sul, Moçambique e Tanzânia, fornecendo uma análise econômica e política desses países, além de destacar os benefícios das exportações internacionais para suas economias.

Ainda, foram apresentadas algumas legislações fiscais e maneiras de investimento para cada um desses países. Foram compartilhados casos de sucesso de exportações brasileiras para a África, seguidos por uma palestra sobre “Introduction to Africa House” pela “Live from the Market”, apresentando serviços disponíveis para empresas e associações brasileiras.

Para encerrar, a ApexBrasil destacou as ações previstas para o continente africano em 2024, visando fortalecer as relações comerciais e explorar novas oportunidades de negócios.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094