Programa Ago 4.0

O Programa Agro 4.0 visa estimular e fomentar a adoção e a difusão de tecnologias 4.0 no agronegócio, com foco no aumento de eficiência, de produtividade e/ou na redução de custos. O 1º Edital do Programa Agro 4.0 tem o propósito de selecionar, premiar e acompanhar a implantação de 14 (quatorze) projetos piloto de adoção e de difusão de tecnologias 4.0 no agronegócio, de forma a identificar modelos viáveis de aplicação de soluções, focadas em aumento de eficiência, de produtividade e/ou redução de custos.

É uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com os ministérios da Economia (ME), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Entende-se por tecnologias 4.0 um conjunto de equipamentos e aplicações tecnológicas que permitem a fusão do mundo físico e digital. Para este edital, são consideradas, como tecnologias habilitadoras: Internet da Coisas (IOT), Sensoriamento Remoto, Tecnologias de Comunicação (conectividade), Analytics, Big Data, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Mista, Visão Computacional, Computação em nuvem, Geolocalização, Georreferenciamento, Gêmeos digitais, Blockchain, Manufatura preventiva e Preditiva, Robótica, Armazenamento de energia, Manufatura Aditiva.

Projeto EUROCONTROL 4.0: a inovação segue forte

Atentas às necessidades do setor de reciclagem animal, as parceiras ABRA, Eurotec Nutrition, Patense e Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia (Inaitec) participaram do Programa Agro 4.0. Deste trabalho conjunto, surgiu uma iniciativa inovadora que promete colaborar com a rotina das indústrias do setor: o Projeto Eurocontrol 4.0.

Premiado pela ABDI na Categoria 3, o objetivo do Eurocontrol 4.0 é implementar uma plataforma online que rastreie e monitore remotamente todo processo de aplicação de aditivos voltados para a nutrição animal. Na prática, isso significa ter acesso a um versátil e robusto banco de dados que permite criar relatórios, alertas, cálculos e verificações – tudo disponibilizado através de uma Interface de Programação de Aplicações (API) para integração dessas informações no Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) de cada cliente.

 

Contexto de desafios

Atualmente, o controle de dosagem de aditivos voltados para a nutrição animal é realizado sem um software automatizado de auxílio – ou seja, todo controle é realizado de forma manual, resultando em possíveis equívocos, como aqueles que geram dosagens em desacordo ao planejado para atender a demanda do setor de qualidade, seja essa dosagem sub ou sobredimensionada e até mesmo ausência de dosagem não reconhecidas pela equipe de qualidade.

Tudo isso acarreta em custos logísticos exacerbados por cargas devolvidas, desperdícios financeiros por dosagens acima do desejado. A correta aplicação dos aditivos antioxidante e aditivos antisalmonela asseguraria a qualidade de suas farinhas de origem animal.

 

O Eurocontrol 4.0 vem para automatizar a rotina do setor

O Eurocontrol 4.0 deve solucionar esse contexto que há décadas é um desafio para o setor de subprodutos: automatizar o que hoje é realizado de forma manual. Para isso, a plataforma pretende implantar rastreamento, monitoramento e controle remoto, em tudo que se refere à aplicação de aditivos voltados para a nutrição animal em uma plataforma online que conte com:

  • Relatórios de consumo
  • Relatório de falhas de dosagem com uma linha do tempo até a sua resolução
  • Alertas de falha imediatos por email a colaboradores cadastrados
  • Alertas de manutenção preditiva e corretiva dos equipamentos utilizados para este fim
  • Verificação de estoques de produto
  • Calculadoras de dosagem para conferência das dosagens, disponibilizando um calendário resumo relacionando todos os eventos, facilitando a identificação de todos os fatos relacionados à cada ponto de aplicação em uma fábrica
  • Disponibilizar uma Interface de Programação de Aplicações (API) para integração dessas informações no Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) do cliente

Acompanhe cada passo do projeto: