A ABRA prestigiou uma solenidade virtual realizada pela Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Tailândia (BTCC), em homenagem à Adida Agrícola na Tailândia, Maria Eduarda de Serra Machado. Concluindo sua missão de assessoramento em assuntos agrícolas no país, ela cede lugar à Ana Carolina Miranda Lamy, que assim como outros onze profissionais, se preparam para assumir postos de trabalho diplomático no exterior.
A confraternização virtual, realizada na última semana (26), foi conduzida pelo presidente da BTCC, Marcelo Souza, e fechou o ciclo de intenso e dedicado trabalho da adida na Tailândia. Não faltaram palavras de carinho, admiração e agradecimento.
Pelo setor, Maria Eduarda foi forte, atuante e esteve ao lado da reciclagem animal brasileira durante toda sua missão no país. Com seu apoio, em setembro de 2021, após quase três anos de negociações técnicas e diplomáticas, o governo da Tailândia aceitou o novo modelo de Certificado Sanitário Internacionais (CSI) proposto pelo Brasil. O documento abriu o mercado tailandês para receber farinhas e gorduras de aves, suínos e bovinos para consumo animal, do Brasil.
Além da ABRA, outras entidades e representantes do comércio brasileiro e da comunidade tailandesa participaram da despedida. Falaram o atual embaixador do Brasil no Reino da Tailândia, José Borges dos Santos Júnior, a ex-embaixadora, Ana Lucy Gentil Cabral Petersen, ao lado de equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A Associação já se reuniu, no dia 20 de janeiro, com Maria Eduarda e a nova Adida Agrícola no país, Ana Carolina Miranda Lamy, para uma reunião de alinhamento sobre as demandas do setor, colaborando para que o excelente trabalho junto à Tailândia siga cada vez mais fortalecido.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094