Skip to main content

Na segunda-feira (07), a ABRA se reuniu com José Guilherme Leal, secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (SDA/MAPA). A Associação conversou sobre demandas e pedidos de apoio ao Governo Federal para concluir a abertura dos mercados do Peru e Rússia para a reciclagem animal brasileira.

Tendo em vista uma agenda do SDA com o serviço oficial do Peru, prevista para março, a Associação pediu que o processo de habilitação de empresas para exportação de farinhas e gorduras de origem animal, fosse incluído na pauta do encontro. A expectativa é que, após esta reunião, seja marcada a data da auditoria das indústrias, etapa que concretizaria a abertura do mercado. O governo peruano já recebeu a proposta de roteiro de auditoria presencial, proposto pela ABRA.

Na mesma linha, as empresas associadas aguardam retorno das autoridades da Rússia a respeito do processo de habilitação. Ainda que o mercado esteja oficialmente aberto, com a aprovação do Certificado Sanitário Internacional (CSI), o setor ainda aguarda uma resposta do Governo russo, que recebeu a listagem de empresas com interesse de exportar para o país no ano passado.

Na próxima semana, ocorrerá um encontro entre os presidentes do Brasil e da Rússia, ocasião em que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, estará reunida com o serviço oficial do país. A solicitação da ABRA ao SDA, é que esse tema entre na pauta de discussão, contribuição que consolidaria o esforço do setor pela abertura do mercado euro-asiático.

 

IN 48/2019
Destaque, também, para a conversa sobre a Instrução Normativa 48/2019, que define critérios para o recolhimento, transporte e processamento de animais mortos em propriedades. O setor enxerga a possibilidade de exportar produtos de origem animal com esta matéria-prima, sempre observando as normativas de cada país em relação à procedência.

A ABRA solicitou ao MAPA mais informações sobre a operacionalização da IN, a fim de esclarecer o processo, especialmente em relação ao CSI.

 

Diálogo Técnico 
Ainda, a equipe confirmou a importante participação do secretário de Defesa Agropecuária no 3º Diálogo Técnico, no dia 15 de março, evento promovido pela ABRA dentro da programação da Feira da Indústria de Reciclagem Animal (FIRA). Com o tema Do RIISPOA à Alimentação Animal: conclusão da transição e o futuro dos fabricantes de farinhas e gorduras de origem animal, José Guilherme Leal trará uma atualização sobre o processo de transição normativa do setor.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094