Skip to main content

O setor de reciclagem animal brasileiro acaba de conquistar mais um importante mercado, através da atuação do projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre ABRA e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Nesta quinta-feira (28), o Brasil recebeu a confirmação oficial de que a União Eurasiática aceitou a proposta brasileira de modelo de certificado para exportação de farinhas e gorduras de origem animal, através do Ofício-Circular Nº 322/2021/DHC/CGI/DIPOA/SDA/MAPA.

A abertura incluiu acesso a cinco países membros da União Eurasiática: Rússia, Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão. Este forte mercado importa farinhas e gorduras na casa dos USD 260 milhões por ano – agora, as indústrias do Brasil ficam habilitadas a entrar nesse leque de oportunidades e alavancar seus negócios internacionais.

Essa relevante conquista é resultado direto da participação brasileira na VIV Rússia, em Moscou, realizada em maio deste ano. A feira russa contou com estande do projeto Brazilian Renderers, que se consolidou como palco de encontros diplomáticos, articulações comerciais e lugar de prospectar negócios. 

Além do excelente resultado, destaque para as boas parcerias firmadas, essenciais para coroar esta conquista. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através de articulação do adido Agrícola, Rafael Guimarães Requião, e da Embaixada do Brasil na Rússia, foram parceiros-chave na abertura do mercado ao setor de reciclagem animal.

É o projeto Brazilian Renderers, promovido pela ABRA e Apex-Brasil, aproximando ainda mais as indústrias do Brasil do mercado internacional.

 

 

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a Apex-Brasil promovem o projeto Brazilian Renderers com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal – farinhas, gorduras, gelatinas e hemoderivados de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com


Sobre a ABRA
A ABRA é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, gelatinas e hemoderivados de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br

 

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: portal.apexbrasil.com.br

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094