Ampliar fronteiras para conquistar novos mercados, levando os produtos do rendering brasileiro ainda mais longe. Esse foi o objetivo do ABRA Export 2024, realizado virtualmente entre os dias 20 e 22 de agosto.
Realizado pela ABRA, no âmbito projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o ABRA Export teve, nesta edição mais de 50 alunos inscritos, de 11 estados brasileiros!
Nesta edição em especial, mais do que fortalecer o setor internacionalmente, a ABRA voltou seus esforços à promoção da diversidade de gênero e ao crescimento local da reciclagem animal. Essas iniciativas visam o cumprimento de metas acordadas com a ApexBrasil para uma participação ativa de mulheres e indústrias do norte e nordeste do país nesse campo crucial da economia brasileira.
Trilha exportadora
A classe virtual e toda estrutura do curso foram apresentadas aos profissionais no dia 20 de agosto, em uma aula de boas-vindas. A equipe de Inteligência da Associação conduziu a turma pelos módulos, fornecendo recados gerais sobre prazos, disponibilidade das aulas, material de apoio e atividades.
Estruturado estrategicamente, o ABRA Export ofereceu uma narrativa que levou os alunos a completar a chamada “Trilha Exportadora”, uma metáfora que faz alusão ao principal objetivo dos participantes do curso: serem bem-sucedidos nas iniciativas de inserção e consolidação da empresa no comércio exterior e, assim, fechar negócios internacionais, levando os produtos do setor ainda mais longe.
As aulas contaram com especialistas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ayamo Global Foods, Cheap2Ship, ABRA e ApexBrasil. Ainda, os Adidos Agrícolas brasileiros de todos os continentes apresentaram os trabalhos desenvolvidos em prol do setor no exterior. Os tópicos abordados incluíram diplomacia agrícola, análise e estudo de mercado, e, é claro, exportação na prática.
O encerramento do ABRA Export ocorreu na última quinta-feira (22). No encontro, os alunos receberam orientações sobre o trabalho final e informações a respeito da emissão de certificados.
Esta foi a última turma do ano. Acompanhe para não perder as próximas edições: abra.ind.br/abraexport
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.