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A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e o projeto Brazilian Renderers — uma parceria entre a ABRA e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — estiveram, nesta quinta-feira (24), em uma reunião estratégica em Lima, no Peru. O encontro contou com a presença do adido agrícola do Brasil em Lima, Warley Efrem Campos, e de representantes de doze empresas peruanas, potenciais compradoras de produtos do setor de reciclagem animal brasileiro.

O objetivo da reunião foi mobilizar as empresas locais para que se manifestem junto ao Servicio Nacional de Sanidad Agraria del Perú (Senasa Peru), em apoio à ampliação do número de empresas brasileiras habilitadas a exportar farinhas e gorduras de origem animal ao país. Atualmente, o mercado peruano é atendido por um número limitado de fornecedoras brasileiras, restrição que pode impactar o suprimento local.

Durante o encontro, foi ressaltada a importância de incluir, também, empresas produtoras de farinha de carne e osso bovina e de permitir que as já habilitadas para exportar farinhas possam comercializar gorduras sem necessidade de nova visita técnica — bastando, para isso, uma habilitação documental.

Para dar suporte à mobilização, a adidância agrícola montou uma rede de comunicação direta com as empresas peruanas, por meio da qual irá acompanhar o andamento das ações junto ao Senasa Peru. A expectativa é que essa articulação contribua para a próxima auditoria, prevista para julho, resultando em um número maior de empresas brasileiras auditadas e, consequentemente, habilitadas.

Atualmente, sete empresas do Brasil já foram aprovadas documentalmente e outras oito estão em fase de avaliação. Caso as tratativas avancem com celeridade, o número de participantes na próxima auditoria pode chegar a 15 ou até 18 empresas.

A iniciativa da ABRA e do Brazilian Renderers veio em momento oportuno: no dia 17 de abril, Brasil e Peru concluíram a negociação sanitária que permitirá a exportação de óleo de aves brasileiro destinado à alimentação animal. O Peru tem sido um mercado prioritário para o Projeto Brazilian Renderers, que vem conduzindo ações estratégicas no país desde 2021. Com população de 34 milhões de habitantes e uma pecuária em constante expansão, o país tem demanda crescente por insumos voltados à nutrição animal.

 

 

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.


Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.


Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094
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