O setor de reciclagem animal comemora mais uma conquista: a Bolívia anunciou a aprovação sanitária para que o Brasil exporte hemoderivados, hemoglobina e plasma de bovinos e suínos ao país vizinho. Esses produtos, amplamente utilizados na indústria de rações, são reconhecidos por seu alto valor nutritivo e reforçam a relevância do setor brasileiro no mercado internacional.
O anúncio do novo acordo sanitário veio na última semana (14). A ABRA articulou este acordo sanitário em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Trabalhando forte por essa aproximação comercial, desde o ano passado a ABRA esteve quatro vezes na Bolívia, promovendo agendas estratégicas com autoridades e representantes bolivianos.
O Presidente Executivo da ABRA, Decio Coutinho, realizou reuniões a Câmara de Comércio Brasil-Bolívia, a Embaixada do Brasil em La Paz e o Consulado em Santa Cruz – agendas foram fundamentais para fortalecer laços diplomáticos, atualizar pleitos do setor e identificar potenciais parceiros comerciais para o rendering brasileiro.
A ABRA segue comprometida em promover o setor de reciclagem animal e expandir sua presença internacional, consolidando o Brasil como referência global. O trabalho continua, com novas agendas previstas na Bolívia e em outros mercados estratégicos, ampliando fronteiras e criando novas oportunidades comerciais!
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTb/RS 0018094