
A ABRA marcou presença no evento “Mercado de Carbono e seus Desafios”, realizado pelo Instituto Clima em parceria com o IDP (Instituto de Direito Público). O encontro reuniu especialistas e líderes setoriais para detalhar o cenário atual, as complexidades regulatórias e as vastas oportunidades que a precificação de carbono representa para a economia de baixo carbono no Brasil e no mundo.
O debate se concentrou na urgência da regulamentação do mercado de carbono sob perspectivas nacional e internacional. Com o Brasil na mira global para a COP 30, a legislação em torno do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE) é vital. Para o setor de reciclagem animal, que já atua na economia circular e promove a sustentabilidade, o tema é estratégico, podendo abrir novas frentes de negócio, como a geração e a comercialização de créditos.
Um dos painéis explorados foi a complexidade do registro do crédito de carbono em cartórios e os desafios de adaptação para as empresas. A pauta do evento também abrangeu temas como o papel dos povos tradicionais e da agricultura familiar, mas o foco da ABRA está em traduzir o impacto direto das novas regras para o ambiente corporativo. O mercado de carbono é uma das principais ferramentas globais para a mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e um pilar de competitividade para as indústrias brasileiras.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094








