Com visão de oportunidade, articulação de ações estratégicas e resultados prósperos, o setor de reciclagem animal tem uma forte linha de desenvolvimento em diferentes frentes. E muito desse desempenho favorável tem a ver com o trabalho da Associação Brasileira de Reciclagem Animal – ABRA em conjunto com seus associados.
Há 17 anos o legado de sucesso da ABRA começou a ser escrito oficialmente em 24 de março de 2006.
Ao longo desses anos, a entidade conquistou espaços e reconhecimento dentro e fora do setor. Com ética, responsabilidade e sustentabilidade. A ABRA segue atuante na gestão das pautas que envolvem as indústrias de reciclagem animal e, ao mesmo tempo, promove uma forte cultura associativista, pois entende que o agir em grupo fortalece a causa e os resultados dos associados.
Presidente do Conselho Diretivo da ABRA, Pedro Bittar afirma que a ABRA nasceu de uma necessidade do setor, cresceu forte e se manteve como uma competente representante nacional. “Isso mostra como o setor é fortalecido e articulado. A ABRA é a única associação do Brasil que representa o setor e isso demonstra a nossa capacidade de sempre ir além”, acrescenta.
Olhar para frente e estar pronta para os novos desafios são características marcantes da ABRA. Para fazer o desenvolvimento do setor de reciclagem animal, a Associação promove iniciativas e, ainda, participa de importantes frentes, somando forças com outras entidades da cadeia.
Trabalho próximo com os associados
Um dos compromissos da ABRA é dar todo o suporte necessário para os associados realizarem as suas atividades com estratégia, eficiência, qualidade e rentabilidade. O apoio da ABRA para os associados vai desde informações estratégicas sobre produção de farinhas, gorduras, grãos, alimentos pet food, biocombustíveis até instruções sobre processo produtivo, regulatório, abertura de mercados, prospecção de novos clientes.
Há de se ressaltar também a realização de visitas técnicas com relatórios, cursos de capacitação e a atuação intensa junto aos órgãos governamentais que regulamentam a atividade de Reciclagem Animal.
Projeto Brazilian Renderers
Brazilian Renderers é a marca de promoção comercial dos produtos de reciclagem animal brasileiro no mercado internacional, promovido pela ABRA em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
Ele representa uma série de indústrias e de pessoas que buscam fazer a diferença no mundo e transformar a sociedade, aplicando a sustentabilidade de forma real. Ele carrega o espírito brasileiro no jeito de ser e de fazer negócios, prezando pela empatia, comprometimento e seriedade.
Ele é a voz de um setor que se caracteriza pela inovação, tecnologia e modernidade e que por isso é reconhecido pela diferenciação dos produtos e pela excelência na sua origem.
CAMEX – ABRA
A Câmara de Comércio Exterior CAMEX-ABRA tem como principal trabalho mediar as dificuldades enfrentadas por cada empresa na abertura e manutenção de mercado de forma a beneficiar o setor como um todo. Busca fomentar as exportações com o apoio do projeto Brazilian Renderes que também trabalha divulgando a imagem do segmento no exterior.
A CAMEX é parte fundamental do Comitê gestor do projeto Brazilian Renderers realizado em parceria com a ApexBrasil.
CAMTEC – ABRA
A CAMTEC-ABRA tem como objetivo levantar temas técnicos importantes para o setor de reciclagem animal. É um órgão consultivo e instrutivo para a entidade. Os assuntos propostos poderão ser debatidos em Grupos de Trabalho (GT) específicos. A Câmara tem quatro coordenadores, um por empresa com suplente, e o secretariado é feito pelo Departamento Técnico da ABRA, com reuniões bimestrais. As decisões são tomadas por consenso entre os quatro coordenadores, que ocuparão o cargo pelo período de dois anos.
Representatividade ABRA no Brasil e no mundo.
MEMBRO
- WRO – World Renderers Organization
- CLIRSA – Conselho Latino Americano de Reciclagem Animal
- ProBrasil – Proteínas do Brasil
- CNPC – Conselho Nacional da Pecuária de Corte
MEMBRO APOIADOR
- FPRF – Fats and Proteins Research Foundation
ASSOCIADO
- ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal
- Câmara de Sustentabilidade
- Câmara de Tecnologia, Processos e Saúde Pública do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA
CÂMARAS SETORIAIS
- Produtiva da Carne Bovina
- Produtiva de Aves e Suínos
- Animais de Estimação
- Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel
- Indústria de Pescado
PROGRAMAS NACIONAIS
- PNEEB – Programa Nacional de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina
- PE-PNEFA – Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI)
- FNI – Fórum Nacional da Indústria
- CAL – Conselho de Assuntos Legislativos
- COAGRO – Conselho Temático da Agroindústria
- COEMAS – Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade/Rede de Resíduos
- CFB – Coalizão para Facilitação de Comércio e Barreiras
- CEB – Coalizão Empresarial Brasileira (Negociação Internacional)
- GT OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico